Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Em Valença, Diálogos Pelo Piauí atinge 742 propostas cadastradas para compor o planejamento do estado

Compartilhar:

A nona edição do Diálogos Pelo Piauí, realizada neste fim de semana na cidade de Valença, consolida o caráter democrático de participação popular na escolha das prioridades que o Governo do Estado adotará no seu Plano Plurianual, que passa agora por atualização. Até o momento, foram cadastradas 742 propostas com a participação de 4.659 pessoas inscritas nas oficinas. O governador Rafael Fonteles encerrou o evento com a plenária, ocorrida neste sábado (11), no Instituto Federal do Piauí.

“Nós, que valorizamos a participação social e a democracia efetiva, estamos muito felizes de, mais uma vez, escutarmos o povo de maneira organizada, os movimentos sociais, os representantes políticos de toda essa região para aperfeiçoar o nosso planejamento, o que vai garantir um orçamento muito mais resolutivo para as demandas da população. Esse é um momento de escuta”, disse o governador.

Governador durante plenária do Diálogos pelo Piauí em Valença (Foto: Gabriel Torres)
Governador durante plenária do Diálogos pelo Piauí em Valença (Foto: Gabriel Torres)

Entre as propostas eleitas mais comemoradas está a reativação do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na cidade, implantação do serviço de hemodiálise e uma sede do Corpo de Bombeiros. Também foram discutidas outras propostas nos eixos Saúde, Cultura e Lazer; Educação; Justiça e Segurança; Redução das Desigualdades; Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Produtivo; e Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao todo, 436 pessoas se inscreveram para participar.

(Foto: Gabriel Torres)
(Foto: Gabriel Torres)

“Valença está abrigando a nona edição do Diálogos Pelo Piauí e o evento tem esse objetivo de discutir o governo nas suas diversas áreas. Aqui tem uma tradição importante da agricultura familiar, a cultura religiosa. Esse é um momento importante para nós, pois o governo escuta e interage com a população, representando cada um desses eixos”, destacou o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim.

É por meio do diálogo que o povo vem contribuindo para a construção do planejamento do Estado. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Planejamento em parceria com a Secretaria de Governo. Outras três edições ainda deverão ocorrer, permitindo que a população se aproxime da gestão e opine sobre suas prioridades.

(Foto: Gabriel Torres)
(Foto: Gabriel Torres)
Compartilhar: