A votação popular do OPA acontece de 04 a 13 de julho.
As entidades comunitárias que participam do Orçamento Participativo Digital (OPA) em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano poderão solicitar o atendimento das vans e picapes que atuarão como cabines móveis de votação. O agendamento será realizado até o dia 13 de julho de forma online e disponível 24 horas por dia, por meio do portal: opa.colab.re.
Para agendar, é necessário informar o CPF do representante da entidade e o CNPJ da associação. Cada entidade terá direito a um turno de atendimento, podendo escolher entre manhã (8h às 12h) ou tarde (14h às 18h). As vans circularão todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.
“Disponibilizaremos vans e picapes com internet, tablets e apoio técnico circulando pelos bairros dos municípios participantes, justamente para facilitar o acesso da população na hora de votar nas propostas. Nossos agentes também estarão nesses veículos, preparados para tirar dúvidas e auxiliar a população”, explica Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo.
Além das vans, as equipes do OPA estão realizando a entrega de kits de divulgação para as entidades que tiveram propostas validadas para a fase de votação. O material poderá ser retirado presencialmente na sede do OPA em cada município. Em caso de dúvidas sobre o processo de agendamento, o atendimento está disponível via WhatsApp do Suporte do OPA: (86) 98831-2288.
Nesta edição, 845 propostas foram consideradas viáveis para execução. Teresina concentra 450 delas; Parnaíba, 77; Picos, 79; Piripiri, 143; e Floriano, 96. A votação, que acontece de 04 a 13 de julho, será 100% digital, acessível por meio do site opa.colab.re, aplicativo Colab ou WhatsApp. Qualquer pessoa com CPF e 16 anos ou mais, residente em um dos cinco municípios participantes, poderá votar em uma proposta.
As propostas mais votadas em cada cidade serão incluídas no orçamento estadual e executadas a partir de 2026. O investimento previsto para esta edição do programa é de R$ 80 milhões.