Feira conta com mais de 35 serviços gratuitos ofertados por secretarias e órgãos do Governo do Estado
A Praça do Gavião, em São Raimundo Nonato, recebe intensa movimentação nesta sexta-feira (1º), durante o segundo dia do Diálogos pelo Piauí. Até às 17h, o espaço sedia a Feira de Serviços, com mais de 35 atendimentos gratuitos ofertados por secretarias e órgãos do Governo do Estado, nas áreas de saúde, cidadania, empreendedorismo, educação, inclusão, assistência social, entre outros.
Produtores, estudantes, empreendedores e famílias passam pelo local para aproveitar os serviços e dialogar com gestores estaduais. Uma das expositoras é Maria Pereira, produtora de uvas do assentamento Marrecas. “Estou hoje aqui para demonstrar o produto, trazendo duas variedades de uvas, com e sem semente. Um grande projeto que é o Profruti que a Embrapa está desenvolvendo com o assentamento. Grande parte da alimentação vem da agricultura familiar, por isso é tão importante investir e mecanizar o campo. No Piauí se planta e se colhe”, destacou.
A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, também está presente e enfatiza o protagonismo dos agricultores. “Estamos aqui mais uma vez no Diálogos com representantes de várias comunidades que foram beneficiadas com o Programa Piauí Sustentável Inclusivo. Eles estão mostrando aqui sua produção, seu artesanato, seu mel, e estamos muito satisfeitos de viabilizar esse espaço, que é a Quitanda da Agricultura Familiar, que mostra a riqueza e a capacidade produtiva dos agricultores familiares do Piauí”, pontuou a gestora.

Entre os atendimentos ofertados, estão os cuidados pessoais oferecidos pela Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos do Piauí (Sasc), que também chamam atenção da população. “Hoje vim cortar o cabelo. Estou aproveitando essa oportunidade gratuita do governo, já que o serviço muitas vezes fica caro para mim”, disse a costureira Clotildes Pereira.

Rubina Ferreira, dona de casa, também aproveitou os serviços gratuitos e elogiou a iniciativa. “Estar aqui na praça é maravilhoso. Quero agradecer as equipes que estão nos atendendo e nos trazendo esses serviços. Vim fazer as unhas e limpeza de pele. Estamos sendo bem acolhidos, é gratificante. Estou muito feliz e quem vir vai encontrar muita coisa boa”, relatou.
Em busca de documentação, Luiz Eduardo Paes Landim foi um dos atendidos no serviço de emissão de RG, pela Secretaria da Segurança. “Hoje estou em busca de uma atualização da minha carteira de identidade e outros serviços, ações de todas as secretarias que são muito importantes para fomentar essas ações e garantir mais dignidade à população, com seus direitos concedidos. Venham e participem, pois aqui terão um ótimo atendimento. Parabenizo o Governo do Estado pela passagem aqui no território e por todos que vão visitar”, declarou.

A diretora de Gestão Fundiária de Interesse Social do Interpi, Clarecinda Jesuíno, reforçou o trabalho de regularização que está sendo retomado no município. “Estamos aqui hoje trazendo o Interpi para próximo dos assentamentos. Estamos com regularização fundiária para atendimento aos assentados e outras comunidades próximas. A procura é grande e nosso retorno está sendo acelerado. Estamos retomando os trabalhos desse município, que já recebe muitos benefícios pelo Interpi”, explicou.

No eixo da inclusão, a Secretaria para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), também está presente com o projeto Inclusão Itinerante. “Estamos aqui trazendo os serviços da emissão da carteira do autista, passe livre cultural, passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência. É importante porque aproximamos os serviços da população. Nossos atendimentos chegam, em média, a 15 ou 20 pessoas que não podem se deslocar até a capital. Então estamos trazendo o serviço até eles”, destacou Juliana Gomes, técnica da Seid.

Na área da educação e Pacto Pelas Crianças, Isabel Macêdo, coordenadora do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), destacou a programação voltada ao público infantil. “Estamos nesse grandioso evento com as oficinas do PPAIC, com oficinas de pintura e literatura infantil. Ao final, vamos concluir as oficinas com a plenarinha, onde os mini cidadãos irão apresentar os seus direitos”, explicou.

Além da Feira de Serviços, o segundo dia do evento também conta, a partir das 13h, com Oficinas Técnicas de Revisão do PPA 2024–2027, realizadas no Instituto Federal do Piauí (IFPI). A atividade reúne representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para discutir prioridades e propostas voltadas ao desenvolvimento da região nos próximos anos.
O Diálogos pelo Piauí é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov). O evento percorre os 12 Territórios de Desenvolvimento (TDs) do estado, criando um espaço de participação cidadã na revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. Até o momento, seis territórios já receberam o projeto. Em São Raimundo Nonato, o evento começou na quinta-feira (31) e termina neste sábado (02).

Na quinta-feira, foram realizadas oficinas voltadas à qualificação de agentes públicos, lideranças comunitárias e profissionais da região. Elas abordaram temas estratégicos, como editais públicos, enfrentamento à violência contra a mulher, percepção de risco e monitoramento para gestores, regionalização do saneamento básico, encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos, captação de recursos culturais e técnicas de comunicação assertiva.
Neste sábado (2), o ponto alto da programação será a Plenária com o governador Rafael Fonteles, às 9h30, no IFPI. Será um momento de escuta direta entre o chefe do Executivo estadual e a população da região, com apresentação das demandas e propostas construídas durante o evento.
Credenciamento para a imprensa
Veículos de comunicação e assessores interessados na cobertura da plenária devem realizar o pré-cadastro pelo link: https://ecredenciamento.com.br/inscricao/dialogos-pelo-piaui/imprensa. A entrega das credenciais será no sábado (2), a partir das 8h, no Campus do IFPI. Para as demais atividades, não é necessário uso de credencial.
Por: Amanda Costa | SECOM