Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Feira de Serviços movimenta manhã da sexta edição do Diálogos pelo Piauí em Paulistana

Compartilhar:

Mais de 35 serviços estão sendo oferecidos por órgãos públicos do Piauí.

A manhã do segundo dia do projeto Diálogos pelo Piauí, nesta sexta-feira (11), foi marcada por grande movimentação de pessoas na Praça Padre João Pedro, em Paulistana. Até às 17h de hoje, o local sedia a Feira de Serviços, oferecendo mais de 35 atendimentos gratuitos do Governo do Estado à população, abrangendo áreas como saúde, cidadania, empreendedorismo, educação, inclusão e assistência social.

Um dos estandes visitados foi o da Secretaria de Educação (Seduc), que apresentou um aplicativo de Inteligência Artificial aplicada à educação. O professor Sales Macedo, do CETI Paulistana, apresentou, junto com seus alunos, o aplicativo que ajuda a combater a evasão escolar por meio da tecnologia e da gamificação.

Professor Sales Macedo (Francisco Gilásio)
Professor Sales Macedo (Francisco Gilásio)

“Trouxemos experimentos e a nossa plataforma desenvolvida, que envolve IA juntamente com o currículo escolar do Piauí. A ideia é trazer o aluno para o conteúdo por meio de uma plataforma gamificada, com missões e jogos, e assim combater a evasão escolar”, explicou o professor Sales.

Estudante Jonathan Levy (Foto: Francisco Gilásio)
Estudante Jonathan Levy (Foto: Francisco Gilásio)

O estudante Jonathan Levy, que ajudou no desenvolvimento do aplicativo, reforçou a importância de levar esse trabalho ao público. “É uma sensação muito gratificante. A gente está trazendo o nosso esforço para a população. A plataforma funciona com IA, que aplica questões baseadas no conteúdo que o aluno está estudando, com um sistema gamificado. O aluno aprende jogando”, comentou.

Coordenador de atendimento da Badespi, Alessandro Siqueira (Foto: Francisco Gilásio)
Coordenador de atendimento da Badespi, Alessandro Siqueira (Foto: Francisco Gilásio)

Badespi

Na área de empreendedorismo, o estande da Agência de Fomento do Estado do Piauí (Badespi) ofereceu orientação e acesso a linhas de crédito para pequenos negócios e produtores rurais. Segundo o coordenador de atendimento, Alessandro Siqueira, a participação no Diálogos pelo Piauí amplia o alcance da agência: “Essa aproximação com a população é fundamental para divulgar mais nossas linhas de crédito, com juros mais baratos”, comentou.

Siqueira afirmou que a Badespi atende desde o micro até o grande empresário. “Somos uma agência de fomento que trabalha com o microempreendedor, formal ou informal, além de microempresa, empresa de pequeno porte e produtores rurais”, explicou.

Distribuição de mudas

A feira também contou com atividades ambientais, como a entrega de mudas de plantas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O visitante Francisco de Carvalho, que veio do município de Santa Filomena, aproveitou a oportunidade. “Soube que estavam distribuindo mudas. Peguei tamarindo e vou levar mais algumas pra casa e para a família. Achei a ideia maravilhosa. Onde tiver outro evento desses, eu vou”, frisou.

Edilene Sousa conferiu o Diálogos pelo Piauí (Foto: Francisco Gilásio)
Edilene Sousa conferiu o Diálogos pelo Piauí (Foto: Francisco Gilásio)

Moradora do quilombo Angical de Baixo, a jovem Edilane Sousa também participou da entrega de mudas e valorizou a importância do evento. “Vim prestigiar esse evento maravilhoso. É uma honra receber algo grandioso assim na nossa cidade. Vou levar mudas de goiaba, caju e manga para o nosso quilombo.”

Agricultura familiar

A mãe de Edilane, Cícera de Sousa, produtora rural, aproveitou o espaço para vender produtos da agricultura familiar. “É um incentivo para o nosso quilombo. A gente produz de tudo. A feira dá visibilidade à nossa produção, que é de qualidade e orgânica. Acredito que vamos ter boas vendas”.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou o papel estratégico do território. “É uma oportunidade de escutar a população sobre o que estamos fazendo e o que ainda precisamos fazer. Essa região tem muitas potencialidades: caprinos, mineração, energias renováveis. É um território com grande chance de crescimento no futuro próximo”, comentou.

A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, reforçou o trabalho realizado com as lideranças e a importância do acolhimento às organizações sociais. “Estamos acolhendo as organizações da sociedade civil, cadastrando, orientando e direcionando para os estandes. Esse contato direto é essencial para garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços que realmente precisam”, finalizou.

Diálogos em Paulistana (Foto: Francisco Gilásio)
Diálogos em Paulistana (Foto: Francisco Gilásio)

Diálogos pelo Piauí

O Diálogos pelo Piauí é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov). O evento promove a escuta ativa da sociedade para garantir que o planejamento governamental esteja alinhado com as reais necessidades da população.

O Diálogos percorre os 12 Territórios de Desenvolvimento (TDs) do estado, criando um espaço de participação cidadã na revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. Até o momento, quatro territórios já receberam o projeto. Em Paulistana, o evento começou na quinta-feira (10) e termina neste sábado (12).

Na quinta-feira, foram realizadas oficinas voltadas à qualificação de agentes públicos, lideranças comunitárias e profissionais da região. Elas abordaram temas estratégicos, como editais públicos, enfrentamento à violência contra a mulher, percepção de risco e monitoramento para gestores, regionalização do saneamento básico, encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos, captação de recursos culturais e técnicas de comunicação assertiva.

Nesta sexta-feira, além da Feira, acontecerão, das 13h às 18h, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Oficinas Técnicas de Revisão do PPA 2024–2027, momento em que representantes de órgãos públicos e da sociedade civil debatem prioridades e propostas para o desenvolvimento do território nos próximos anos.

O ponto alto da programação será no sábado (12), às 10h30, com a Plenária com o governador Rafael Fonteles, no auditório do IFPI. Será um momento de escuta direta entre o chefe do Executivo estadual e a população de Paulistana e região, com apresentação das demandas e propostas construídas durante o evento.

Compartilhar: