Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Formação em BIM qualifica agentes públicos para modernizar licitações no Piauí

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan) realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, o curso presencial “Democratizando BIM: Agentes Públicos”, com foco na capacitação de servidores estaduais e municipais envolvidos em licitações e contratações de obras públicas. O treinamento acontecerá no Centro Universitário Uninovafapi, em Teresina, e é gratuito para os participantes.

A iniciativa integra o projeto nacional “Caravana Democratizando BIM: Agentes Públicos”, liderado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo é preparar gestores e técnicos para a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM), conforme as diretrizes da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

Voltado para profissionais que atuam diretamente nos processos de licitação, o curso busca promover maior eficiência, transparência e qualidade nas contratações públicas, por meio do uso da tecnologia BIM, que permite a gestão integrada de informações ao longo de todo o ciclo de vida de projetos de engenharia e arquitetura.

A programação está dividida em cinco módulos, abordando desde os conceitos básicos da metodologia e o marco legal do BIM, até aspectos práticos do planejamento, documentação e fiscalização de obras com base na ferramenta. As aulas serão ministradas por representantes da ABDI e do MGI, incluindo os especialistas Leonardo Dias de Santana, Victor Teles Andrade e Giovanna Alexsandra Barreto Ferreira.

“A principal virada de chave é trabalhar com alteração em todas a áreas das engenharias e arquitetura. O que trazemos aqui com essa rede de parceria as capacitações, a gestão e agora o BIM para os estados e municípios”, disse a especilista em BIM, Giovanna Alexsandra.

Com essa ação, o Governo do Piauí reforça seu compromisso com a modernização da gestão pública, estimulando o uso de tecnologias inovadoras e alinhando-se às exigências da nova Lei de Licitações, que prevê a adoção preferencial do BIM em contratações públicas de obras e serviços de engenharia.

“O governador Rafael Fonteles solicitou que possamos trabalhar no sentido de disseminar as possibilidades de uso, apartir das nossas setoriais, da utilização da metodologia BIM. Nós tivemos o Forúm e agora temos esse novo momento de capacitação para agentes públicos”, disse Washigton Bonfin, secretário de planejamento.

Compartilhar: