Capacitação internacional fortalece parceria com a Universidade de Lisboa e amplia qualificação de servidores do Piauí
Os diretores do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN), estão em Portugal participando do Programa de Imersão em Gestão e Políticas Públicas, realizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa). A missão ocorre entre os dias 13 e 21 de setembro, na capital portuguesa.

A iniciativa integra a cooperação entre o Governo do Piauí e a Universidade de Lisboa, que já resultou em ações como a oferta de cursos de pós-graduação voltados para a formação de servidores públicos estaduais. Um dos destaques dessa parceria é o curso de Governança Inteligente para o Desenvolvimento Regional e Local, voltado exclusivamente para profissionais do setor público.
O programa de imersão é composto por cinco módulos: Análise de Políticas Públicas, Smart Governance, Avaliação de Políticas Públicas, Transformação da Informação em Conhecimento com o uso da Inteligência Artificial e Contrato de Gestão.

Representam o CIET na missão internacional a diretora do CIET, Cintia Bartz, o diretor de Economia Aplicada e Estatística, Diarlison Costa, a Diretora de Análise e Avaliação de Políticas Públicas, Liege Moura e a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial, Bruna Iwata, além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto.
De acordo com Cintia Bartz, a participação no programa tem como foco a qualificação da equipe técnica do CIET e o fortalecimento institucional da SEPLAN. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de competências na equipe de gestão do CIET e tratar de forma integrada temas essenciais no campo da gestão pública. A meta é compartilhar esse conhecimento com os demais servidores da SEPLAN e de outros órgãos do estado, promovendo a disseminação das boas práticas e o fortalecimento da administração pública no Piauí”, destacou.
A parceria entre o Estado do Piauí e instituições de ensino superior portuguesas tem contribuído para o avanço de projetos voltados ao desenvolvimento regional, com foco na inovação, pesquisa e qualificação técnica de servidores públicos.
