Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Governador recebe propostas da população no encerramento do Diálogos pelo Piauí em Paulistana

Compartilhar:

As demandas apresentadas foram divididas em sete eixos, com cinco propostas cada, para avaliação e inclusão no Plano Plurianual.

Encerrando a quinta edição do Diálogos pelo Piauí, em Paulistana, o governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (12), da Plenária Territorial, realizada no Instituto Federal (IFPI). O chefe do executivo ouviu dos representantes da população os pedidos de obras e ações discutidos durante as Oficinas do Plano Plurianual (PPA), realizadas na sexta-feira (11).

As demandas apresentadas pela população foram divididas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada um dos eixos, foram incluídos cinco pedidos, que foram avaliados pelo governador.

Foto: Geirlys Silva
Foto: Geirlys Silva

“É ouvindo a população que a gente aperfeiçoa o nosso planejamento, mantendo a conexão com o povo, sendo mais efetivo e eficaz no uso dos recursos públicos, para o bem da qualidade de vida da população” disse Rafael.

No eixo saúde e bem-estar, foram solicitados entre outras coisas: a construção de um hospital estadual com maternidade e UTI, bem como a implantação dos serviço do Centro Especializado para Transtorno do Espectro Autista(Cetea).

No eixo da educação, o foco foi o apoio aos municípios para abranger o monitoramento e formação continuada do 3º ao 9º ano do ensino Fundamental; expanção da oferta de cursos de graduação e tecnólogos na UAPI, além da criação de mais oportunidades de pós-graduação.

Foto: Geirlys Silva
Foto: Geirlys Silva

Sobre justiça e segurança, foram pedidos a criação do Batalhão de Polícia Militar no município de Simões para
fortalecer o patrulhamento na divisa do Estado; implantação do Batalhão do Corpo de Bombeiros Regional para atendimento emergencial e prevenção de riscos em municípios do Território da Chapada do Vale do Itaim.

Quanto à redução das desigualdades, foi solicitada a reabertura de escolas em comunidades quilombolas com educação contextualizada, ministrada por professores das próprias comunidades; fortalecimento da assistência técnica e apoio à agricultura familiar.

Foto: Geirlys Silva
Foto: Geirlys Silva

No eixo de infraestrutura, o pedido foi pela conclusão da adutora do sudeste e construção da adutora do Poço Marruá para Betânia, beneficiando aproximadamente 37 mil habitantes; além da implantação de um aeródromo em Simões para facilitar o transporte, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional e turístico local.

Em relação ao desenvolvimento socioeconômico, o destaque ficou para implação do programa contínuo de assistência técnica e capacitação para agricultores familiares, priorizando jovens e mulheres rurais do território; e a criação de linhas de microcrédito acessíveis e desburocratizadas para os agricultores familiares, estimulando inovação e geração de renda.

No eixo mudanças climáticas, entrou como prioridade a implantação do consórcio regional para construção e gestão de aterro sanitário regional, promovendo destinação adequada de resíduos sólidos; construção e realização de manutenções de barragens de médio e grande porte para garantir abastecimento hídrico sustentável.

Encerrando a plenária, o Rafael Fonteles elogiou o evento por permitir maior participação social na tomada de decisões do governo. “Fazemos a escuta ativa, atenta e zelosa do que pontuou o movimento social organizado, o povo, vereadores, prefeitos. O que todos têm a nos dizer para aperfeiçoarmos o planejamento estadual”, concluiu.

Foto: Geirlys Silva
Foto: Geirlys Silva

O projeto Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e do Governo (Segov). O evento promove a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.

O projeto já passou pelas cidades de Picos, Piripiri, Campo Maior e Floriano e segue até setembro, percorrendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado. Os próximos eventos estão programados para Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Valença e Teresina.

Compartilhar: