O Governo do Estado do Piauí divulga nesta terça-feira (1º) a lista oficial das propostas aptas à fase de votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. A partir do dia 4 de julho, os moradores de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano poderão escolher quais obras e serviços desejam ver executados em suas comunidades em 2026.

A votação será realizada de forma 100% digital, por meio do WhatsApp, portal do OPA (opa.colab.re) e vans itinerantes que circularão pelos bairros até o dia 13 de julho.
Nesta edição, 564 entidades comunitárias cadastraram 1.311 propostas, que passaram por um criterioso processo de análise de viabilidade técnica, orçamentária e documental. “As equipes técnicas dos órgãos executores realizaram visitas in loco e analisaram toda a documentação enviada, avaliando a possibilidade real de execução de cada proposta. E amanhã divulgaremos quantas propostas e entidades irão à voto popular”, explica Washington Bonfim, secretário do Planejamento.
As entidades participantes serão notificadas por e-mail sobre o resultado da análise. “Cada organização receberá um retorno personalizado com o status de sua proposta. Caso não esteja apta à votação, será informado o motivo da inviabilidade”, completa a diretora de Orçamento Participativo, Enia Meneses.
A votação é aberta a qualquer pessoa com CPF válido e idade a partir de 16 anos, residente em um dos municípios participantes. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta. As mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas a partir de 2026. Ao todo, o programa disponibiliza R$ 80 milhões para investimentos.
Criado em 2023 e coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres), o OPA é uma iniciativa que amplia a escuta cidadã e promove a transparência na definição dos investimentos públicos. Com a utilização de ferramentas digitais e canais acessíveis, o programa fortalece a democracia participativa e a corresponsabilidade entre governo e sociedade.