O Governo do Estado do Piauí, por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA), divulgou a execução de 148 propostas escolhidas pela população em 2024, que serão realizadas em 2025. As iniciativas serão implementadas nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, abrangendo uma ampla gama de ações e obras em diferentes áreas. O valor total para a execução dessas propostas é de R$ 69.768.501,52, que será distribuído conforme as propostas eleitas através de voto popular.
A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) executará 32 propostas, com foco em infraestrutura urbana e melhorias na qualidade de vida da população. As ações serão distribuídas nas cinco cidades. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) executará 26 propostas voltadas principalmente para o desenvolvimento regional em Teresina, Floriano e Picos.
A Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional (Siderpi) fará a execução de 16 propostas, todas em Teresina, visando promover o desenvolvimento integrado da capital. Já a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) irá implementar 20 propostas em Teresina, Parnaíba e Piripiri.
A Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) será responsável por 18 propostas, que beneficiarão Teresina, Picos e Piripiri com investimentos em equipamentos e espaços esportivos. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também será contemplada com recursos para 8 propostas em Teresina, Parnaíba e Picos.
O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi) executará 3 propostas, que serão aplicadas em Parnaíba, Piripiri e Floriano. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) atuará na execução de 7 propostas culturais nos municípios de Teresina, Parnaíba e Floriano. Já a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) executará 3 propostas em Picos e Floriano, focadas em ações preventivas e de recuperação de desastres naturais. A Secretaria de Estado da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) destinará recursos para 6 propostas em Picos, Piripiri e Floriano.
As propostas aprovadas serão coordenadas pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e das Relações Sociais (Seres), que garantirão a execução eficiente e transparente dos projetos. A participação da população no processo de escolha das prioridades reflete o compromisso do Governo do Estado em promover uma gestão mais participativa, levando em consideração as necessidades e demandas da sociedade.