O Governo do Estado do Piauí encerrou, nesta quinta-feira (15), a 3ª Missão Híbrida de Apoio à Implementação do Projeto Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), desenvolvida em parceria com a equipe técnica do Banco Mundial. A missão, que ocorreu ao longo de quatro dias, teve como objetivo central fortalecer ações voltadas ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do estado.
Durante o encontro, foram realizadas avaliações sobre a atual etapa de implementação do projeto. A missão também promoveu discussões técnicas com gestores estaduais, com o intuito de identificar desafios e propor soluções, além de oferecer apoio técnico e institucional para garantir o andamento eficaz das ações.
Para o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef), Eduardo Speeden, o projeto desenvolvido em parceria com o Banco Mundial representa um investimento de 50 milhões de dólares voltado às áreas de vigilância em saúde e proteção social. “É um projeto que tem potencial de beneficiar diretamente toda a população do estado. Durante esta missão, o Banco Mundial esteve ao nosso lado, apoiando as equipes da Sasc, da Sesapi e da Seplan para garantir que os processos de aquisição, compras e contratações ocorram com eficiência, assegurando que os recursos cheguem a quem realmente precisa”, destacou.


O projeto, coordenado pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e executado pela Secretaria da Saúde (Sesapi) e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), atua nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, com foco especial nas populações mais vulneráveis. Com o apoio do Banco Mundial, o PDH busca promover políticas públicas integradas nas áreas de saúde, assistência social e geração de renda.
Com o encerramento da missão, o Governo do Piauí reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e da inclusão social, reforçando a importância da articulação entre diferentes áreas da gestão pública para garantir que os resultados do PDH cheguem, de fato, à população que mais precisa.
Ao concluir mais uma etapa do Projeto Pilares de Desenvolvimento Humano, o Governo do Piauí renova seu propósito de transformar a realidade de quem mais precisa, por meio da atuação integrada de suas secretarias e do fortalecimento de políticas que promovam justiça social e qualidade de vida.