A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), por meio da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (SUTEF), participou nesta semana de mais um encontro virtual promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com Povos e Comunidades Tradicionais. Desta vez, a reunião foi realizada com as quebradeiras de coco babaçu, em um espaço de diálogo e construção coletiva.
O encontro faz parte de uma série de reuniões que aconteceram no mês de agosto e seguem ao longo de setembro com diferentes comunidades tradicionais do Piauí. A iniciativa tem como objetivo divulgar o Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social II (Pilares II), que se encontra na fase inicial de implementação.

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos e ações do projeto, que prevê a inclusão socioeconômica e o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas no estado. As comunidades poderão participar diretamente por meio do financiamento de projetos produtivos, os quais serão selecionados em chamamentos públicos.
Além da apresentação, o espaço também foi dedicado à escuta das demandas locais e ao alinhamento de estratégias que garantam a participação efetiva das quebradeiras de coco nos processos decisórios.

Na semana passada, já havia sido promovida reunião com pescadoras artesanais e marisqueiras, e outros encontros estão programados com extrativistas da palha de carnaúba, povos do cerrado, comunidades quilombolas e povos originários.