Iniciativa visa fomentar a pesquisa científica aplicada com foco no desenvolvimento socioeconômico nos territórios do Piauí
Representantes das quatro maiores instituições públicas de ensino e pesquisa do Piauí se reuniram com o secretário do Planejamento do Estado, Washington Bonfim, para tratar sobre editais voltados à criação dos Núcleos de Inteligência Territorial (NIT) na quinta, 12. A primeira fase do projeto, que selecionará propostas para a criação dos quatro primeiros Núcleos, será lançado ainda em dezembro deste ano.
De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, nesta primeira fase serão contemplados quatro territórios. “Cada território possui potencialidades e focos de desenvolvimento específicos, e os projetos que serão avaliados e selecionados deverão considerar essas características. Estamos trabalhando de forma integrada, e esta reunião com as principais instituições de ensino superior do estado marca o ponto de partida para a divulgação e incentivo aos editais que serão abertos em breve”, explicou o secretário.
Com objetivo de fortalecer a pesquisa aplicada junto aos territórios do Piauí, o edital está sendo feito por meio do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
“Esse é o primeiro edital com caráter de fomento a pesquisa aplicada voltada para o território e criando o fortalecimento de uma rede entre diferentes pesquisadores, pesquisadores e instituições de pesquisas, com foco de gerar produtos tecnológicos de soluções para os territórios”, explica Bruna Iwata, diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan.
Estavam presentes a professora Joseane Área Leão, pró-reitora de Planejamento e Finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); o professor José Luís, pró-reitor de Pesquisa do Instituto Federal do Piauí (IFPI); o professor Jefferson Oliveira, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR); professor Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ao todo, deverão ser investidos mais de R$ 3 milhões em bolsas e custeio dos projetos, com recursos provenientes da FAPEPI e do Tesouro Estadual. “O encontro foi um passo decisivo para o fortalecimento da pesquisa aplicada no Piauí. Reunimos instituições fundamentais, todas alinhadas em um mesmo propósito: aproximar a produção científica das necessidades reais dos territórios”, afirmou Xavier Neto, diretor presidente da FAPEPI.
O principal propósito da iniciativa é assegurar soluções técnico tecnológicas para alavancar potencialidades econômicas nos territórios, promovendo a integração entre instituições de ensino superior locais, estudantes, centros de pesquisa, agências de fomento, empresas junto ao Estado do Piauí.
