Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Governo recebe Modelo de Gestão dos Riscos Fiscais para modernizar e integrar processos

Compartilhar:

Buscando modernizar os processos fiscais do Piauí, representantes do Governo do Estado participaram hoje (24) da apresentação do Modelo de Gestão dos Riscos Fiscais do Estado, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e de como ele será implantado.
Com o Modelo, o Governo busca modernizar e institucionalizar os processos em um sistema integrado, atuando nos principais problemas do Estado. Participaram representantes da Secretária do Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defesa Civil (SEDEC), da Secretaria da Administração (Sead) por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Tesouro Estadual e os consultores da Fipe.
Segundo o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, após essa apresentação será possível direcionar as ações para implantação do Modelo.
“O Governador está buscando cada vez mais agilidade e integração, e esse Modelo de Gestão dos Riscos Fiscais será um importante aliado para as secretarias com informações pontuadas, e com uma nova metodologia apresentada pelo Fipe a ideia é agilizar ainda mais as ações do governo”, explicou Bonfim.
Segundo o secretário de Fazenda, Emílio Júnior, o Modelo é um passo significativo na busca por uma administração pública mais eficiente, transparente e preparada para enfrentar os desafios econômicos e financeiros, garantindo o bem-estar da população e a estabilidade das contas públicas. “A Fipe, com sua expertise e experiência, desempenhará um papel crucial na assessoria técnica e na capacitação dos servidores envolvidos no processo”, disse o secretário.

Em outubro serão realizadas oficinas de capacitação para que os servidores possam entender ainda mais esse Modelo de Gestão dos Riscos Fiscais. Desde o início do ano a Fipe está trabalhando identificação, análise, monitoramento, avaliação e tratamento de Riscos Fiscais para o Piauí.

Compartilhar: