Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Missão da Seplan e da Agência Francesa de Desenvolvimento avalia intervenções em unidades de conservação no Piauí

Compartilhar:

As visitas técnicas do Programa Piauí Verde e Sustentável buscam fomentar o desenvolvimento sustentável.

Em uma importante iniciativa para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental no estado, a Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef), está conduzindo a terceira missão do Programa Piauí Verde e Sustentável (PVS). O projeto, atualmente em preparação, conta com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

A missão, dividida em duas viagens simultâneas pelo estado, busca acompanhar os consultores da ICare, contratados pela AFD, na avaliação de locais estratégicos de intervenção propostos pelo programa. A agenda teve início, na semana passada, com visitas a duas unidades de conservação, uma localizada no norte e outra no sul do estado.

O objetivo central é avaliar a viabilidade dos projetos apresentados pela Secretaria do Turismo (Setur) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), considerando aspectos como infraestrutura existente, necessidade de melhorias e potencial para receber investimentos sustentáveis.

No primeiro dia, o grupo de consultores visitou o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, no norte do estado. Simultaneamente, outro grupo esteve no Parque Nacional da Nascentes do Rio Parnaíba, localizado no sul do Piauí. Já no segundo dia, os consultores estiveram visitando o Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, e o Parque Estadual do Rangel, localizado entre os municípios de Redenção do Gurguéia e Curimatá.

“Nessas visitas, realizamos um reconhecimento das áreas e avaliamos os locais para as intervenções do projeto. Esse contato direto tem sido fundamental para compreender as particularidades e potencialidades de cada área, o que nos permite direcionar as intervenções de forma mais precisa e eficiente”, explicou Iana Tavares, técnica operacional da Sutef, que acompanha o roteiro da missão no norte.

A agenda inclui ainda visitas a áreas de proteção ambiental no litoral do estado e visita técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul. Os resultados da missão serão utilizados para definir os próximos passos na preparação do programa, que visa integrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental no Piauí.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo