Equipes da SEPLAN, SAF, SEMARH, INTERPI e Banco Mundial realizam atividades em comunidades de Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande
A Secretaria de Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) e o Banco Mundial, realiza, nos dias 13 e 14 de novembro, uma missão do Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social – Fase II (Pilares II), na região de Parnaíba. A iniciativa tem como foco o fortalecimento das atividades produtivas desenvolvidas por marisqueiras e manjubeiros do litoral piauiense.

A missão cumpre uma ampla programação nos municípios de Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, incluindo rodas de conversa, visitas a comunidades e participação em atividades culturais. O objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável, fortalecer iniciativas produtivas e aprimorar os planos de negócios das associações locais, promovendo inclusão social e geração de renda para essas comunidades tradicionais.

Para a agricultora Maria Aparecida Reis, da comunidade Vazantinha, em Parnaíba, o apoio das instituições públicas é fundamental para garantir sua principal fonte de renda. “Trabalho com agricultura familiar e participo da feira da UFDPAR. Todas as quartas-feiras levo meus produtos e quero fazer parte deste projeto para receber apoio e continuar com minha horta”, relatou a produtora de hortaliças, frutas, licores e outros itens naturais.

A especialista em Gestão Social da SEPLAN, Juliana Macedo, ressaltou a importância da escuta ativa e da presença nas comunidades. “Hoje viemos conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela associação de marisqueiras e manjubeiros de Luís Correia. Eles nos apresentaram todo o processo de extração dos mariscos, as formas de comercialização e os desafios enfrentados. Essa aproximação nos permite compreender melhor suas necessidades e fortalecer ações que promovam o desenvolvimento sustentável dessas associações”, afirmou.

A economista agrícola sênior da equipe de Agricultura e Alimentos do Banco Mundial, Irene Wasilevsky, destacou a relevância de visitar diferentes regiões do estado. “Estamos conhecendo todos os potenciais projetos para apresentar alternativas de investimento e formas de apoio aos diversos perfis de produtores do Piauí”, explicou.

Sobre o Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social – Fase II (Pilares II)
O Pilares II tem como objetivo promover o crescimento sustentável e ampliar a inclusão social no estado do Piauí, com investimentos voltados à agricultura familiar, regularização fundiária, gestão ambiental e fortalecimento das comunidades rurais.
Financiado pelo Banco Mundial, o projeto dispõe de um investimento aproximado de US$ 50 milhões, além de uma contrapartida do Governo do Piauí no valor de US$ 12,5 milhões.