Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Oficinas Técnicas revisam o PPA 2024–2027 com escuta qualificada e participação ativa em Paulistana

Compartilhar:

População recebeu serviços e participou da definição de prioridades do Governo do Estado.

Na tarde desta sexta-feira (11), moradores do Território Chapada do Vale do Itaim participaram de Oficinas Técnicas de Revisão do Plano Plurianual 2024-2027. As oficinas, promovidas pelo Governo do Estado, através das secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), como parte do projeto Diálogos pelo Piauí, aconteceram no Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Paulistana.

A atividade reforça o compromisso com um planejamento democrático e regionalizado, envolvendo representantes de órgãos públicos, sociedade civil, estudantes e lideranças locais. O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a relevância da ação como um exercício de escuta qualificada e valorização territorial. “Viemos escutar a população sobre o que a gente vem fazendo e sobre o que ainda precisa ser feito aqui no território do Vale do Itaim. É o momento de nos aproximarmos dos movimentos sociais, das prefeituras e, especialmente, da população desse território, que é tão importante para o Estado e tem tantas potencialidades: na área dos caprinos, da mineração, das energias renováveis. Ou seja, é um local do Piauí que tem muitas chances, no futuro próximo, de crescer ainda mais”, declarou o secretário.

Ao longo da tarde, foram discutidos os sete eixos estratégicos do PPA com foco na realidade local, garantindo que o planejamento estadual esteja alinhado às demandas regionais. Em cada um dos espaços em que se discutiam os eixos, havia um facilitador responsável por orientar os participantes e promover uma escuta qualificada, assegurando que as propostas representassem de forma legítima o território e suas principais necessidades.

No eixo de redução das desigualdades, o facilitador Tiago Ferreira celebrou o protagonismo da sociedade civil. “São eles que vão discutir os problemas do seu território, suas potencialidades e encaminhar propostas diretamente ao governador”, afirmou.

A estudante e presidente do grêmio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana em Paulistana comentou sobre seus desejos como participante. “Espero que hoje seja discutido sobre melhorias para as escolas estaduais, principalmente da nossa região. E o que temos a apresentar para o governador é sobre o apoio emocional de psicólogos nas escolas, porque alguns alunos passam por dificuldades em casa, levam para a escola e não conseguem se concentrar”, relatou a aluna.

O evento faz parte da 5ª edição do projeto Diálogos pelo Piauí. Além das oficinas, durante três dias, moradores de Paulistana e regiões próximas podem usufruir de serviços gratuitos oferecidos por órgãos estaduais parceiros, como emissão de documentos, vacinação, atendimento jurídico, exames de saúde, orientações sobre crédito e empreendedorismo, além de capacitações profissionais e outros atendimentos essenciais.

Por: Gilza Beatriz
Fotos: Francisco Gilásio

Compartilhar: