Mais de 300 mil participações. Com esse número histórico, foi encerrada neste domingo (13) a etapa de votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. O número supera a edição passada, que registrou 163.700 votos. A análise e validação dos votos estão sendo realizadas pela equipe de tecnologia do Colab, e o resultado, com a lista das propostas eleitas, será divulgado no próximo dia 18 de julho.
Neste ciclo, 564 entidades comunitárias cadastraram 1.311 propostas. Após criteriosa análise técnica, documental e orçamentária, 849 delas foram consideradas viáveis e colocadas para votação nas áreas de mobilidade urbana, esporte e lazer, cultura, segurança e justiça, produtividade e agricultura. Foram 10 dias de votação 100% digital nos municípios participantes: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
Para o secretário do Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, os números reforçam a consolidação do OPA como política pública de escuta popular e realização de obras que impactam diretamente o dia a dia das pessoas.
“Ultrapassar a marca de 300 mil participações é a prova de que o OPA virou uma ponte real entre as comunidades e o orçamento do Estado. Aqui, a escuta acontece e se transforma em ação. O OPA faz. Ele transforma as necessidades do povo em obras e serviços concretos”, afirmou o secretário.
Em Parnaíba, por exemplo, a presidente da Associação de Moradores do Bom Conselho, Odete Castro, já sente os efeitos positivos do programa. “O OPA tem um trabalho muito bonito de dar às comunidades obras que elas precisam para melhorar a qualidade de vida da população. Aqui em Parnaíba, o programa já está consolidado e já tem dado resultado. Já temos serviços como a Patrulha Cidadã, temos ruas asfaltadas, e podemos dizer que o OPA de fato realiza o que ele se propõe a fazer. Já estamos na expectativa para o resultado da votação”, destacou.
O resultado com a lista final das propostas eleitas será divulgado no dia 18 de julho no site da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (seplan.pi.gov.br) e nas redes sociais do OPA e da Seplan (@opapiaui / @seplan_pi).
Sobre o OPA
O Orçamento Participativo Digital é uma ação do Governo do Estado do Piauí, lançada em 2023, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan) e com o apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular, permitindo que as comunidades escolham, por meio do voto, as obras e serviços que desejam ver executados com recursos públicos.
Nesta edição, o programa conta com um investimento de R$ 80 milhões, reforçando o compromisso do Governo do Estado com uma gestão mais democrática, participativa e alinhada às prioridades reais da população piauiense.
