
A votação do Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) 2025-2026 entra na reta final e encerra no próximo domingo, dia 13 de julho. Em oito dias de votação, o programa já ultrapassou a marca de 200 mil participações, superando a edição anterior, que registrou 163.700 votos. Nesta edição, o Governo do Estado vai destinar R$ 80 milhões para obras e serviços escolhidos diretamente pela população dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
A votação é totalmente digital e pode ser feita pelo site opa.colab.re, pelo modo web (opapiaui.colab.re) ou via WhatsApp. Podem votar todas as pessoas com CPF e idade a partir de 16 anos, dos cinco municípios participantes.
Neste ciclo do OPA, 564 entidades comunitárias cadastraram um total de 1.311 propostas. Após criteriosa análise técnica, documental e orçamentária, 849 propostas foram consideradas viáveis e estão aptas à votação. Os temas mais recorrentes são mobilidade urbana (41,1%), esporte e lazer (25,8%), cultura (14,3%), segurança e justiça (9,7%) e produtividade e agricultura (9,2%).
De acordo com o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, o OPA já se consolidou como uma política pública transformadora. “O OPA é mais do que uma consulta popular, é uma ferramenta concreta de transformação. As comunidades apontam suas prioridades, votam e veem essas propostas se tornarem realidade. Quando falamos em gestão democrática, é disso que estamos falando, ouvir, planejar e executar com base nas reais necessidades da população”, destaca o secretário.
E os efeitos do OPA já são visíveis em várias regiões do Piauí. Em Piripiri, por exemplo, está em andamento obra de pavimentação em paralelepípedo na localidade Lages dos Fidélis, contemplando três vias de acesso e beneficiando dezenas de famílias. O investimento de mais de R$ 670 mil está sendo executado pela Secretaria das Cidades (SECID).
“Estamos muito felizes com essa obra. É um sonho antigo que agora se torna realidade. Podem votar sem medo, pois as obras chegam mesmo”, comemora Hilda Santos, presidente da Associação de Moradores da localidade.
A população ainda tem até domingo (13) para exercer seu direito de escolha. “O OPA é participação que vira obra ou serviço. É a comunidade apontando suas prioridades e o Governo executando. Quanto mais pessoas participarem, mais forte e representativa será essa construção coletiva por um Piauí mais justo e desenvolvido”, reforça o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.
