Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

OPA 2025-2026: Votação popular para escolher obras e serviços nos municípios iniciou hoje (04)

Compartilhar:

A partir desta sexta (04) moradores de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano já podem participar da votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. A votação é totalmente digital, segue até o dia 13 de julho e pode ser feita pelo site opa.colab.re, aplicativo Colab, WhatsApp (86 98130-2765) ou presencialmente nas vans do OPA, que já começam a circular hoje nas cinco cidades participantes.

As vans e picapes funcionam como cabines móveis de votação e contam com tablets, internet e equipes de apoio técnico. Para utilizar esse serviço, é necessário fazer o agendamento, que está disponível 24 horas por dia no portal do OPA até o dia 13 de julho.

“Entramos agora na fase mais importante do OPA, o momento da decisão. É hora do cidadão escolher o que deseja ver realizado em sua comunidade. Qualquer pessoa com CPF e 16 anos ou mais pode votar em uma proposta da sua cidade. Estamos oferecendo múltiplas formas de acesso à votação para garantir que ninguém fique de fora”, afirma Washington Bonfim, secretário do Planejamento.

Nesta edição, 564 entidades comunitárias cadastraram 1.311 propostas. Após uma análise técnica, documental e orçamentária, 845 propostas foram consideradas viáveis e estão aptas para votação. Teresina concentra 450 delas; Parnaíba, 77; Picos, 79; Piripiri, 143; e Floriano, 96.
As propostas contemplam diversas áreas prioritárias, com destaque para:
• Mobilidade urbana (41,1%)
• Esporte e lazer (25,8%)
• Cultura (14,3%)
• Segurança e justiça (9,7%)
• Produtividade e agricultura (9,2%)

Sobre o OPA


O Orçamento Participativo Digital é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, criada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). A proposta é ampliar a escuta da população e permitir que as próprias comunidades definam, por meio de voto, quais obras e serviços devem ser incluídos no orçamento estadual.

Nesta edição, o programa conta com um investimento de R$ 80 milhões, reafirmando o compromisso do governo com uma gestão mais participativa, eficiente e conectada com as reais demandas da população.

Confira onde as VANS estão nessa sexta:

Teresina
Zona Norte
MANHÃ (8h às 12)

  • Praça Princesa Isabel, bairro Mafrense
    TARDE (14hàs 18h)
  • Rua Antônio Norberto – Parque Brasil IV

Zona Sul
MANHÃ

  • Em frente à UBS Dr. José Arimatéia dos Santos
    TARDE
  • Rua Francisco de Assis Garcia (Associação Juntos para Ajudar Irmã Dulce

Zona Leste
MANHÃ

  • Em frente ao Condomínio Thomas Tajra – Satélite
    TARDE
  • Praça do bairro Satélite – Igreja Santa Teresinha

Zona Sudeste
MANHÃ

  • Mercado do Dirceu I
    TARDE
  • Selfit do Dirceu

Rural Norte/Leste
MANHÃ

  • Rua São José, Lote 52, Povoado Pimenta
    TARDE
  • Associação de Moradores do Povoado Esperança e Cajazeiras

Rural Sul/Sudeste
MANHÃ

  • Rua 07, Casa Prof. Lúcia, localidade Soturno
    TARDE
  • Praça do PSH Tabocas, em frente a CMEI

Parnaíba
MANHÃ

  • Rua Pilocarpino, S/N, Bairro Igaraçu
    TARDE
  • Rua Guapore, 1217, bairro Pindorama

Piripiri
MANHÃ

  • Residencial Petecas 2. QX2, Nº10, Petecas. Igreja Evangélica Congregacional Petecas, por tras do depósito da Coca-cola
  • Em frente à Capela da comunidade Vaquejador
  • Rua Aristeu Tupinambá, 42, ao lado da Farmácia Da nFarma, centro de Piripiri
    TARDE
  • Em frente a Escola Municipal Argemiro Urquiza, Povoado Santa Rosa

Floriano
MANHÃ

  • Mercado central
    TARDE
  • Beira Rio

Picos
MANHÃ

  • Piauí Shopping Center
  • Praça Félix Pacheco
  • Praça Justino Luz

Compartilhar: