Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

OPA entrega canteiro central no Bela Vista III e transforma espaço em área de convivência e saúde

Compartilhar:

A comunidade do Bela Vista III, em Teresina, recebeu uma obra que está mudando a paisagem e a rotina dos moradores: o novo canteiro central das ruas Francisco das Chagas Borges e Nova Glória, realizado por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA).

A intervenção foi proposta pela Associação dos Moradores do Residencial Osvaldo Santos Parente (Bela Vista III) e eleita com 330 votos na edição 2023-2024 do programa. A execução ficou a cargo do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), com investimento de R$ 450.945,05.

Segundo a moradora Maria das Dores Ribeiro, presidente da associação, o canteiro representa muito mais que uma obra. “Aqui onde hoje temos esse canteiro central era um problema para o nosso bairro. No verão, era mato e lixo. No inverno, lama e riscos de deslizamentos. Agora temos um espaço bonito, útil, onde as pessoas caminham. É saúde, é lazer, é qualidade de vida”, comemorou.

Durante a entrega, a comunidade recebeu o certificado simbólico da obra concluída. “Esse certificado representa que nossas propostas apresentadas no OPA saem do papel e viram realidade. Já fomos contemplados com esse canteiro, tivemos a proposta de asfaltamento de sete ruas eleita na edição 2024-2025 e, agora, conseguimos eleger a reforma da nossa praça. Somos gratos por ter um programa que escuta e atende as comunidades”, destacou Maria das Dores.

A transformação do espaço também foi celebrada por Aldenir Trajano, moradora há 27 anos. “Hoje temos um local para atividades físicas, lazer e convivência. É muito gratificante ver famílias ocupando esse espaço, crianças andando de bicicleta, pessoas caminhando. Antes era um terreno abandonado. Isso não tem preço”, afirmou.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou o impacto direto do OPA na vida das pessoas. “O OPA cumpre o papel fundamental de dar voz e vez às comunidades. Essa obra no Bela Vista III mostra como uma demanda popular bem construída, quando acolhida pelo poder público, pode transformar a cidade e melhorar a vida das pessoas de forma concreta e visível”, destacou.

Compartilhar: