Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Orçamento Participativo: Voz da comunidade vira asfalto no Conjunto Leonel Brizola

Compartilhar:

Foram cerca de 2,5 km de asfalto, um investimento de mais de R$ 1,4 milhão

Os moradores do Conjunto Leonel Brizola, no bairro Monte Verde, zona Norte de Teresina, comemoram a chegada do tão sonhado asfalto. A conquista veio por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA), que garantiu a pavimentação das ruas Professor Chagas, Dr. Miltão, Boquim, Professor Milton e Damolândia, totalizando um investimento de mais de R$ 1,4 milhão.

Foram cerca de 2,5 km de asfalto executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). A obra foi proposta pelo Instituto Trilhando Caminhos e eleita com 288 votos no OPA 2023-2024. Para Antônio Francisco Alves, presidente da entidade, a obra trouxe uma verdadeira transformação ao bairro.

“Nós só temos a agradecer ao Governo do Estado por essa conquista. Antes, tínhamos dificuldades até para a entrada de ambulâncias e viaturas da polícia, porque as ruas eram muito ruins de acesso. Agora, temos mobilidade tanto para nós moradores, no nosso ir e vir, como para carros, motos e bicicletas. Não tem preço ter essa melhoria no nosso bairro. Nossa solicitação foi ouvida, e agora temos ruas asfaltadas e mais qualidade de vida”, destacou.

A moradora Maria Gorete Acelino destacou a importância do asfalto para a comunidade. “Ter asfalto significa muito para nós, podemos nos locomover com segurança, sem poeira na porta de casa e sem lama nas ruas. Tudo isso traz mais dignidade e transforma a nossa vida. Somos muito gratos por essa obra, que realmente mudou a realidade do nosso bairro”, enfatizou.

A gerente do OPA, Juliana Lima, ressaltou que o projeto mostra a força da participação popular. “Essa obra é um exemplo de como a população, através do OPA, pode decidir e transformar a realidade da sua comunidade. Aqui, o voto dos moradores resultou em mais mobilidade, dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias. Isso é democracia na prática”, afirmou.

Compartilhar: