Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Pactos pelo Piauí reúne mais de 200 prefeituras reforçando integração entre Estado e municípios

Compartilhar:

Marcada pela integração e cooperação interfederativa, a segunda fase do Pactos pelo Piauí contou com adesão de mais de 200 prefeituras e cerca de 2.500 pessoas, que circularam pelo Centro de Convenções acessando 20 stands e conhecendo programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, nas áreas de saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

Comemorando o sucesso do evento, o governador Rafael Fonteles destacou a participação intensa dos municípios. “O Pactos pelo Piauí está sendo bem-sucedido, pois fortalece a cooperação técnica e financeira entre estado e municípios, e a maioria das prefeituras vai enxergar oportunidades e ampliar os serviços para suas populações”, avaliou.

“A gestão Rafael Fonteles está sempre buscando se aproximar da população e melhorar a vida do piauiense. Para isso, todas as estruturas de governos estão voltadas para a melhoria dos principais índices, que nos preocupam enquanto gestores” explicou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias do Planejamento, Governo e Relações Sociais; do Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; com apoio da APPM e patrocínio do Sebrae/PI.

Além de assinar os pactos de saneamento e defesa civil, a prefeita reeleita de Piripiri, Jove Oliveira, aproveitou o Pactos pelo Piauí para assinar uma iniciativa inédita para formação de um consórcio com 15 municípios para resolver o problema do saneamento básico. “É realmente algo gravíssimo, até porque a questão do lixo é cultural, as pessoas tendem a jogar lixo em qualquer lugar”, afirmou, completando que é preciso avançar com políticas públicas: “temos que avançar com políticas públicas, e esses pactos e fortalecimentos desses vínculos importantes saberemos certamente onde vamos chegar”.

“Uma ação como essa aproxima os municípios dos governos federal e estadual, e desburocratiza muitas ações que podem chegar até as cidades. Tenho certeza que hoje, o município de Picos, que aderiu ao pacto pela saúde, ganhará significativamente no que diz respeito aos serviços”, comentou Pablo Santos, prefeito de Piripiri.

Somada a apresentação de secretários das pastas que integram o Pactos pelo Piauí, foi reforçado o apoio na execução dos programas, e os municípios vão dispor de instrumentos tecnológicos que emitem relatórios e outras ferramentas de acompanhamento dos indicadores, para avaliar o alcance e a eficiência do trabalho.

A primeira fase do Pactos pelo Piauí foi realizada em novembro e teve apresentação dos pactos aos prefeitos eleitos. Agora, na fase 2, prefeitos já eleitos e suas equipes técnicas participaram de reuniões que detalharam todo os programas ofertados. Em junho, as atividades iniciam com a prestação dos serviços aos cidadãos.

30° Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias
Também foi realizado o 30° Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – etapa Piauí, foi realizado em parceria com a segunda fase do Pactos pelo Piauí, com o objetivo promover maior integração entre organizações da sociedade civil, os governos federal, estaduais e municipais, com oficinas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC.

O 30º Fórum Regional é voltado para gestores, especialistas e representantes da sociedade civil para debater temas cruciais sobre gestão pública, transparência e captação de recursos.

Compartilhar: