A 1ª edição do “Pactos pelo Piauí”, realizado nesta quinta-feira (21), em Teresina, reuniu gestores eleitos de 214 municípios do estado.
Reunindo mais de 200 prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos neste ano, o Pactos pelo Piauí buscou estreitar parcerias entre prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Teresina (CCT) e contou ainda com assessores municipais, órgãos estaduais envolvidos, deputados federais, deputados estaduais e secretários de Estado.

O governador Rafael Fonteles destacou que Pactos pelo Piauí vai permitir que o Estado alcance mais rápido o desenvolvimento, já que as políticas estarão alinhadas e o Piauí pode, por exemplo, ajudar os municípios. “Isso permitirá que em várias áreas da administração pública, as políticas públicas efetivamente aconteçam com o resultado desejado”, disse o gestor.
Durante sua apresentação, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou que as ações estão centradas em áreas prioritárias, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, saneamento, trânsito, defesa civil, primeira infância, gestão pública e tecnologia. Ele ainda lembrou que em 2025 será realizado outro encontro, dessa vez com esses prefeitos já empossados. “Em março de 2025, com todos eleitos já no mandato, retornaremos para assinarmos as pactuações, discutindo as estratégias de implementação também com os secretários e equipe técnicas municipais”, afirmou.
O evento também marcou a assinatura da Carta de Intenção de Adesão aos Pactos pelo Piauí, um compromisso formal dos prefeitos em aderir aos planos e políticas públicas do Governo do Estado. As ações estão centradas em áreas prioritárias, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, saneamento, trânsito, defesa civil, primeira infância, gestão pública e tecnologia.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da participação dos municípios nas discussões. “Não acredito em progresso sem o envolvimento dos municípios. Com a colaboração entre as prefeituras, o Governo Estadual e o Governo Federal, conseguiremos alcançar grandes resultados, tanto na captação de recursos quanto na realização de parcerias”, destacou. Caridade também mencionou que já existem colaborações entre os municípios e o Governo do Estado, mas enfatizou que esse trabalho precisa ser continuamente aprimorado.