Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Parceria entre Governo do Piauí e centro internacional fortalecerá políticas públicas de combate à pobreza

Compartilhar:

Com o objetivo de fortalecer a atuação do Governo do Piauí na área de avaliação de políticas públicas, foi realizada nesta quarta-feira (15) uma reunião entre a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL), centro global de pesquisa vinculado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), representado no Brasil pelo Insper.

O J-PAL é reconhecido internacionalmente por sua atuação na luta contra a pobreza por meio da formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas. A instituição tem se destacado pela promoção de avaliações de impacto rigorosas, contribuindo para que gestores públicos utilizem dados e evidências qualificadas na tomada de decisões e no aprimoramento de programas sociais.

“A parceria firmada entre o Governo do Piauí e o J-PAL representa um marco para o fortalecimento da gestão pública baseada em evidências no Estado. Trata-se de uma colaboração estratégica com uma das instituições de maior prestígio mundial na área de avaliação de impacto e desenho de políticas públicas, o que reforça o compromisso do Piauí com o planejamento qualificado e a tomada de decisão orientada por resultados concretos”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

No âmbito estadual, o acordo técnico prevê ações de capacitação em monitoramento e avaliação de políticas públicas, além da identificação de experiências bem-sucedidas que possam servir de referência para o contexto local.

O J-PAL/Insper ficará responsável por oferecer assessoria técnica, realizar formações especializadas e elaborar o desenho avaliativo das políticas priorizadas. Já a Seplan assumirá a coordenação geral da iniciativa e a articulação intersetorial necessária para sua implementação.

Para Ariana Britto, Gerente de Políticas Públicas do J-PAL, o sucesso do trabalho realizado pela organização depende da participação efetiva das altas lideranças. “Isso está alinhado a oportunidade que tivemos com o secretário Washington Bonfim. … ao final, nosso objetivo é transferir tecnologia, para que essa cultura de uso de dados e evidências em políticas públicas possa fazer parte da cultura do governo piauiense”, afirmou Ariana.

Parceria

A parceria terá foco inicial na estruturação de um modelo de avaliação para a política de proteção social voltada à segurança alimentar infantil, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Humano (PDH).

“Com essa parceria, o Estado amplia sua capacidade de testar e aprimorar políticas públicas em diversas áreas — desde o desenvolvimento produtivo até a inclusão social — utilizando métodos científicos rigorosos para compreender quais ações geram maior impacto na vida das pessoas. O conhecimento técnico e a experiência acumulada pelo J-PAL, aliados ao esforço do governo em promover políticas inovadoras e eficazes, permitirão transformar boas práticas em políticas de Estado”, completou o secretário de Planejamento.

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) e a Secretaria da Saúde (Sesapi) participarão da iniciativa por meio da disponibilização de dados, mobilização das equipes técnicas e execução das ações previstas.

Nos últimos dez anos, o J-PAL tem construído parcerias com governos em toda a América Latina, promovendo uma cultura de uso de dados e evidências e contribuindo para aperfeiçoar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à promoção da equidade social.

Compartilhar: