Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Parceria internacional fortalece políticas de segurança alimentar infantil no Piauí

Compartilhar:

Buscando fortalecer ainda mais as políticas públicas e garantir melhores resultados para a população, especialmente na proteção e promoção do desenvolvimento infantil, o Governo do Piauí firmou um acordo de cooperação técnica com o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL), centro global de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT), representado no Brasil pelo Insper.

O acordo, assinado por meio da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), tem como principal objetivo analisar e estruturar um modelo de avaliação para a política de proteção social voltada à segurança alimentar infantil, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Humano (PDH). Para isso, será desenvolvido um trabalho conjunto que inclui capacitações técnicas em monitoramento, avaliação e uso de evidências, além da identificação de experiências bem-sucedidas que possam servir como referência para o contexto local.

Reconhecido por sua atuação na redução da pobreza com base em evidências, o laboratório contribuirá para o fortalecimento de políticas públicas orientadas por dados e resultados concretos.

A parceria também prevê a conexão com pesquisadores do J-PAL, que colaborarão diretamente para o desenho da avaliação de impacto da intervenção selecionada. O processo será conduzido de forma integrada entre as instituições envolvidas, respeitando um modelo de governança colaborativo.

Nesse arranjo, o Laboratório de Ação contra a Pobreza/Insper ficará responsável por oferecer assessoria técnica, realizar formações e elaborar o desenho avaliativo, enquanto a Secretaria de Planejamento (Seplan) assumirá a coordenação geral da iniciativa, bem como a articulação intersetorial necessária para sua implementação. A   Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) e a Secretaria da Saúde (Sesapi) atuarão na disponibilização de dados, mobilização das equipes e execução das ações previstas.

Compartilhar: