O encontro discutiu a integração e avaliação de políticas públicas com foco na eficiência e na qualidade da gestão governamental entre as secretarias estaduais de planejamento da federação.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) esteve presente na 90ª edição do Fórum Nacional dos Secretários do Planejamento, encontro realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), em Rondônia. O evento reuniu especialistas em planejamento do Poder Executivo de todo o Brasil para discutir cenários, desafios e boas práticas do país.
Focado na eficiência e na qualidade das políticas públicas, o Fórum discutiu a integração dos instrumentos de planejamento e orçamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, além de iniciativas de planejamento a longo prazo. Um dos pontos altos do encontro foi a troca de experiências entre o Governo Federal, representado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), e os estados.
A Seplan foi representada por Adrianne Arruda, Superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE), Salvador Lopes, Analista de Planejamento e Orçamento, e Kerle Dantas, Diretor de Planejamento. Além de participar ativamente dos debates e coordenar o Grupo de Trabalho de Governança e Orçamento, Adrianne Arruda apresentou um painel sobre a experiência do Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Piauí.

“Tive a oportunidade de compartilhar com outros estados como o OPA tem fortalecido a democracia participativa no estado, promovendo o engajamento da população e a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as necessidades da sociedade”, afirmou Adrianne.

Sobre o Conseplan
Criado em 2006, o conselho atua como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias de planejamento de todo o país. O Conseplan participa da formulação e implementação de políticas nacionais de planejamento público, além de propor e contribuir para a eficiência e eficácia na condução das políticas públicas.
Durante o GT de Governança e Orçamento, Adrianne Arruda foi selecionada como coordenadora. “O Fórum é um importante evento, onde conseguimos trocar experiências sobre planejamento e discutir sobre desafios, buscando ainda mais eficiência e qualidade nas políticas públicas”, afirmou a superintendente.