O evento conta com mesas redondas, painéis técnicos e intervenções de referências regionais em recursos hídricos e meteorologia.
O Governo do Estado do Piauí iniciou, nesta quinta-feira (2), o 1º workshop “Desafios, avanços e propostas para a governança das águas”, que reúne gestores, técnicos e especialistas para debater os impactos das mudanças climáticas e os caminhos para fortalecer a segurança hídrica no estado. O evento, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan), segue até esta sexta-feira (3), no auditório da Secretaria de Cultura, em Teresina, com mesas redondas, painéis técnicos e intervenções de referências regionais em recursos hídricos e meteorologia.
O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou que a iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo do Estado, o Banco Mundial e o Consórcio Nordeste, atualmente presidido pelo governador Rafael Fonteles. “A gente está vendo aqui experiências de outros estados. Existe toda uma parceria, um trabalho conjunto para que o Piauí também possa fazer um trabalho diferenciado nessa questão da ciência. Na verdade, esse workshop partiu da iniciativa de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, que vem atuando junto ao Consórcio Nordeste. A partir dessa iniciativa, o governador pediu que integrássemos vários órgãos estaduais e federais que trabalham com os recursos hídricos, para que possamos melhorar a governabilidade”, explicou.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, reforçou a necessidade de ampliar o debate sobre a gestão das águas no estado. “É uma necessidade, não só pelo momento grave que a gente vive de seca, mas pelo grande momento de transição que a gente vem passando, que é uma mudança importante do ponto de vista da gestão de águas. Esses conhecimentos a gente precisa aprofundar para que tenhamos uma gestão mais integrada e efetiva de um bem tão importante que é a água”, afirmou, lembrando que o Estado já conta com convênios que permitem a execução de obras estruturantes em Jaicós, Parnaíba e outras regiões, como as desenvolvidas no âmbito da Operação Água e Vida.


Representando o Banco Mundial, o gerente regional de Águas, Davi Michaud, destacou o caráter estratégico da iniciativa. “Eu acho que a iniciativa do Governo do Piauí, da Secretaria de Planejamento, para convocar todas as instituições do Estado no tema da água, para trazer a experiência do Ceará, da Paraíba, para trazer os parceiros federais, é uma boa iniciativa para fortalecer a segurança hídrica do Estado”, avaliou.

Para o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, o workshop representa um espaço essencial de convergência entre os órgãos. “A importância desse workshop é justamente a oportunidade que a Semarh tem de reunir todos os órgãos que trabalham de alguma maneira com a política estadual de recursos hídricos para convergir e traçar estratégias mais eficazes. Estamos vendo exemplos de sucesso como a Paraíba e o Ceará, e tudo isso começou com o fortalecimento da governança, ou seja, numa conversa e num entrosamento maior entre os órgãos que trabalham com monitoramento, planejamento e infraestrutura hídrica do Estado”, destacou.