Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Pilares II: Governo do Piauí inicia missão de arranque com Banco Mundial

Compartilhar:

Nesta segunda-feira (17), o Governo do Estado deu início à missão de arranque do projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social (Pilares II), com a presença de uma equipe do Banco Mundial. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan) e contou com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Durante a abertura, o superintendente da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (SUTEF) da Seplan, Eduardo Speeden, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento rural do Estado. “A Missão de Arranque marca um novo passo rumo à melhoria da qualidade de vida e da renda dos agricultores familiares do Piauí, um projeto fundamental para o desenvolvimento rural”, afirmou.

A Secretária da SAF, Rejane Tavares, enfatizou a relevância da parceria entre o Estado e o Banco Mundial. ” É fundamental a atuação conjunta do Estado e do Banco Mundial na região sul, que enfrenta sérios conflitos agrários e situações delicadas. Estamos intensificando as ações e a presença na região para lidar com a realidade que ela enfrenta”, destacou.

Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do Interpi, também ressaltou a importância desse momento. “O início da segunda etapa da missão de arranque representa um avanço significativo nas ações planejadas. Depois das visitas de campo, que nos permitiram compreender as realidades locais, passamos para a fase de discussões estratégicas com o Banco Mundial e os órgãos responsáveis. Esse alinhamento técnico é essencial para garantir que o projeto seja implementado de forma eficiente e que seus benefícios realmente cheguem às comunidades. Nosso compromisso é garantir transparência, eficiência e impacto positivo para a regularização fundiária no Piauí”, afirmou.

Feliphe Araújo, secretário da Semarh, também reafirmou o compromisso com as metas do Projeto Pilares II, que visa melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais atendidas.

Nos próximos três dias, serão realizadas reuniões técnicas entre os órgãos participantes do projeto, com o objetivo de discutir as atividades prioritárias e solicitar o primeiro desembolso para viabilizar os investimentos planejados.

Além dos representantes mencionados, também estiveram presentes o Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu; o Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra de Araújo; e o representante da Procuradoria Geral do Estado do Piauí, Evaldo Padua.

Sobre o projeto

O projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social tem como objetivo geral garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e climaticamente inteligentes, além de fortalecer a gestão dos recursos naturais em territórios selecionados, como a Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.

O Pilares II também visa fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural para as Organizações dos Agricultores Familiares e povos e comunidades tradicionais, além de melhorar a gestão dos recursos hídricos, promover a recuperação e proteção de nascentes e prevenir, controlar e manejar incêndios florestais. Também há apoio à regularização ambiental rural de imóveis da agricultura familiar.

Compartilhar: