Mais uma obra conquistada pelo Orçamento Participativo Digital (OPA) começa a se tornar realidade em Teresina. Os moradores do bairro Morada Nova, na zona Sul da capital, estão sendo beneficiados com a reforma da praça do bairro, uma demanda histórica da comunidade, que foi eleita no OPA 2024-2025 com 1.110 votos. A obra está sendo executada pela Secretaria das Cidades do Estado do Piauí (SECID), com um investimento de R$ 709.537,03.
A intervenção inclui melhorias como instalação de bancos novos, nova pavimentação, substituição de meio-fio, paisagismo, piso de passeio com acessibilidade e outros elementos que vão revitalizar o espaço público e ampliar a qualidade de vida dos moradores da região.
“A reforma da praça do nosso bairro era um sonho antigo dos moradores. E o OPA foi a oportunidade que tivemos para pleitear essa demanda tão importante para nós. Lutamos, votamos e tivemos a nossa proposta eleita. Os serviços já foram iniciados e em breve teremos a obra pronta para ser usufruída pelos moradores”, comemorou Maria de Lourdes Abreu, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Morada Nova.

A comunidade do Morada Nova já colhe outros frutos da participação no OPA. Na edição de 2023-2024, os moradores conquistaram a reforma da quadra esportiva do bairro, com um investimento de mais de R$ 840 mil. E, mais recentemente, na edição 2025-2026, uma nova proposta foi eleita: a construção de um Centro de Cultura, que promete ampliar ainda mais as possibilidades de lazer, formação e convivência.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou a transformação que o programa tem promovido nos bairros e comunidades. “O OPA se tornou uma ferramenta real de escuta e de realização. Quando a população participa e vê as obras chegando, como é o caso da praça do Morada Nova, a gente comprova que o programa funciona. É a cidadania gerando impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.
