Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

PSI amplia a mobilidade rural com passagens molhadas e beneficia mais de 670 famílias no Piauí

Compartilhar:

O Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) segue avançando com obras estruturantes que fortalecem a mobilidade rural e melhoram a qualidade de vida das comunidades do interior do estado. Entre as ações em execução, destacam-se as passagens molhadas, fundamentais para garantir o deslocamento seguro da população, especialmente durante o período chuvoso.

Atualmente, o PSI contabiliza sete passagens molhadas em execução ou já concluídas, distribuídas pelos territórios Entre Rios, Vale dos Guaribas, Vale do Canindé e Serra da Capivara. Juntas, as obras somam mais de R$ 5,1 milhões em investimentos e beneficiam diretamente 673 famílias, alcançando centenas de pessoas em áreas rurais.

Obra de passagem molhada construída pela SAF sobre o Rio Itaim (Foto: Geirlys Silva / SAF)

As intervenções são executadas pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e integram o componente de Segurança Hídrica e Saneamento Rural do Programa. Além de garantir travessias seguras sobre riachos e rios, as estruturas facilitam o acesso a serviços públicos, fortalecem a integração entre comunidades e contribuem para o escoamento da produção da agricultura familiar.

“Essas passagens molhadas têm um impacto muito concreto no dia a dia das comunidades rurais. Elas garantem o deslocamento seguro das famílias, especialmente no período chuvoso, evitam o isolamento e permitem o acesso contínuo a serviços essenciais, como saúde e educação, além de facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar. Estamos falando de investimentos que chegam onde realmente fazem diferença. É infraestrutura que promove integração entre comunidades, fortalece os territórios e melhora, de forma concreta, a qualidade de vida da população rural”, destaca o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira da Seplan, Eduardo Speeden.

SOBRE O PROGRAMA
O Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) é uma iniciativa do Governo do Estado voltada à promoção do desenvolvimento sustentável e à redução das desigualdades sociais e territoriais. O Programa atua em áreas como infraestrutura rural, segurança hídrica, inclusão produtiva e fortalecimento dos territórios, com foco em melhorar as condições de vida da população, especialmente no meio rural, por meio de investimentos que geram impacto direto no dia a dia das famílias. As passagens molhadas são um exemplo de como investimentos públicos podem gerar impacto direto na vida das pessoas, fortalecendo comunidades rurais e garantindo mais dignidade no dia a dia.

Publicado por: Juliana Andrade

Compartilhar: