Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Rafael Fonteles inaugura obras do OPA no bairro Vila Irmã Dulce

Compartilhar:

Equipamentos públicos eram bastante aguardados pela comunidade da zona sul de Teresina.

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (17), duas obras bastante aguardadas pela comunidade da Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina. Escolhidas diretamente pelo voto popular por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA), a biblioteca e um centro esportivo vão trazer mais cultura, educação, esporte e lazer para a comunidade.

“Aqui é a materialização de alguns sonhos escolhidos pela comunidade. Veja que interessante, a própria comunidade escolhendo uma biblioteca, que é um espaço de transformação, educação e cultura”, comentou Rafael Fonteles, lembrando que a biblioteca e a reforma da quadra foram escolhidas pela população no OPA 2023.

A Biblioteca Francisca Maria de Moura, localizada na Rua Pataxós, 230, foi eleita com 1.569 votos, proposta pela Associação Movimento Mais Amor da Grande Teresina. O espaço conta ainda com sala de informática, sala multiuso e banheiros. Foram investidos mais de R$ 959 mil na construção.

O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, afirma que a biblioteca terá multiuso. “A gente está entregando não só uma biblioteca, como também outras salas, onde a gente pode trazer uma videoteca. Além disso, a Secult vai promover oficinas e outras atividades para a juventude”, disse o gestor.

Com um acervo de mais de 3 mil livros, a biblioteca vai transformar vidas, porque as crianças e adolescentes do bairro não tinham acesso à leitura. É o que acredita Marina Moura, representante da Associação Movimento Mais Amor. “Ontem mesmo, as crianças vinham aqui e perguntavam se iam usar de graça. Então isso, para a gente, já foi um sinal da extrema importância que é essa obra, um instrumento de educação que vai transformar vidas”, completou a moradora.

A liderança comunitária Neguinha, que atuou para trazer os equipamentos públicos, disse que as obras são um legado para as futuras gerações da comunidade. “Estamos de coração feliz. A gente vê cada dia que a luta é válida. Deixar para os meus netos e os netos dos meus amigos. O que a gente não pôde ter para os nossos filhos, é a maior alegria para a gente”, disse a moradora emocionada.

Centro Esportivo

O Centro Esportivo Deputada Francisca Trindade, que funciona ao lado da biblioteca, passou por várias intervenções. Reivindicado pela Associação Juntos para Ajudar a Irmã Dulce e eleito com 1.092 votos, o local possui arquibancada, cobertura, iluminação, vestiários, tabelas de basquete, traves e equipamentos para vôlei. O investimento foi de R$ 315 mil.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, disse que o centro esportivo atende a uma demanda de um dos bairros mais carentes da capital. “Nada melhor do que o povo no orçamento. E aqui, em especial na Vila Irmã Dulce, a gente sabe que é um bairro carente de muitas ações, que tem que ter uma atenção maior do poder público. Eu fico muito feliz. Essa aqui é uma das obras mais votadas no OPA”, destacou a gestora.

Ildezia de Miranda Rocha Barbosa, presidente da Associação Juntos para Ajudar Irmã Dulce, afirmou que a quadra vai dar mais ocupação aos jovens. “Nós estamos tirando os adolescentes da ociosidade. Vai beneficiar a comunidade da região na realização das atividades esportivas locais”, comentou a moradora.

Compartilhar: