Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Secretário de Planejamento destaca desempenho do Piauí em evento internacional sobre finanças públicas

Compartilhar:

Realizado nos dias 13 e 14, o evento reuniu autoridades nacionais e representantes de organismos internacionais para discutir temas relevantes sobre finanças públicas.

Nesta quinta-feira (14), o Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, participou de forma online como painelista do XI Encontro do Fórum Intergovernamental de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal dos Países Ibero-Americanos.

O evento, ocorrido em Vitória, Espírito Santo, nos dias 13 e 14, reuniu autoridades nacionais e representantes de organismos internacionais para debater temas importantes sobre finanças públicas, promovendo intercâmbio técnico e enriquecendo as discussões no setor.

Representando o Conselho de Secretários de Planejamento do País (Conseplan) e participando do painel sobre Planejamento, Orçamento Público e Sistemas de Administração Financeira, o secretário apresentou os compromissos do Governo Rafael Fonteles. Ele ressaltou que 98% das metas do Plano de Gestão estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que 68% dessas metas foram executadas nos primeiros 18 meses de gestão.

O secretário destacou ainda que o Piauí se sobressai como o terceiro melhor estado em desempenho no uso de recursos federais. “É importante participar, representando o Conselho de Secretários de Planejamento do país, compartilhando nossa experiência em planejamento, gestão de indicadores e resultados na administração pública. Tivemos a oportunidade de apresentar nosso Modelo de Gestão Estadual Avançado (MGE), que organiza os compromissos de governo e indicadores de obras, gestão e adesão ao modelo de governança estadual”, explicou.

Organizado pelo Foro Iberoamericano de Coordinación Presupuestaria, Financiera y Fiscal Intergubernamental, uma entidade dedicada a incentivar a cooperação e o intercâmbio de experiências entre países, o Encontro tem como objetivo fortalecer as finanças dos governos regionais.

Através de debates e da apresentação de boas práticas, o evento visa aprimorar a governança fiscal, promovendo um modelo de gestão pública que seja eficiente, sustentável e inclusivo.

Compartilhar: