Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Secretário de Planejamento do Piauí participa do lançamento do Observatório da Qualidade do Gasto Público do Insper

Compartilhar:

O secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, participou, nesta quinta-feira (30), do lançamento do Observatório da Qualidade do Gasto Público, iniciativa do Insper voltada à produção de conhecimento aplicado, ao fortalecimento do debate público qualificado e à aproximação entre academia, gestores públicos e sociedade.

O Observatório nasce com a missão de contribuir para a melhoria da eficiência e da efetividade do gasto público no Brasil, com foco na avaliação de políticas públicas, revisão de gastos e qualificação do processo orçamentário, articulando evidências técnicas e decisões políticas.

Durante o debate, Washington Bonfim destacou que avançar na agenda de qualidade do gasto exige mais do que instrumentos técnicos. Segundo o secretário, a implementação de sistemas de custos e de revisão de gastos envolve desafios institucionais relevantes, especialmente no que diz respeito à necessidade de alinhamento interno, construção de consensos e amadurecimento das organizações públicas para processos de racionalização do orçamento.

Para o gestor, a discussão sobre gasto público deve ser tratada como uma agenda estratégica de Estado, capaz de qualificar escolhas e ampliar o impacto das políticas públicas, e não como um debate restrito à contenção de despesas. Nesse sentido, ressaltou a importância de espaços como o Observatório para garantir sustentação técnica, legitimidade e continuidade a essa agenda.

Washington Bonfim participou da mesa ao lado de Wesley Matheus (Ministério do Planejamento e Orçamento), Rita de Cássia (Senado Federal) e Ricardo Capistrano (Secretaria de Planejamento de Mato Grosso), que abordaram, a partir de diferentes perspectivas, os desafios políticos, técnicos e institucionais da revisão de gastos, do uso de dados e da integração de sistemas de informação no setor público.

O lançamento do Observatório contou ainda com a presença de importantes lideranças nacionais, como Guilherme Martins, presidente do Insper; Anette Kilmer, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil; Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo; e Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, reforçando a centralidade do tema para a agenda pública brasileira.

Também participaram da agenda Sérgio Firpo, que assume a direção do Observatório da Qualidade do Gasto Público, e Gabriela Lacerda, coordenadora executiva da iniciativa. Washington Bonfim passa a integrar o Observatório como membro associado, contribuindo para o fortalecimento da agenda de qualificação do gasto público no país.

Compartilhar: