Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Secretário do Planejamento finaliza Formação Internacional promovida pela Comunitas

Compartilhar:

Imersão no Reino Unido uniu conteúdos técnicos e articulação entre diferentes esferas de governo para impulsionar a inovação pública no Brasil

A Comunitas finalizou hoje (1º) a 6ª edição do seu programa de Formação Internacional, voltado ao fortalecimento de lideranças públicas e privadas. Além do secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, outros gestores e líderes participaram do projeto, que teve como foco a transformação digital na gestão pública e o uso estratégico de dados e tecnologias para aprimorar os serviços oferecidos à população.

Realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Liderança do Churchill College, da Universidade de Cambridge, e com apoio de instituições de referência em Londres, como a London School of Economics (LSE) e o London Office of Technology and Innovation (LOTI), o programa integra o eixo de atuação da Comunitas dedicado ao fortalecimento de lideranças, com foco na capacitação técnica e estratégica de gestores responsáveis pela administração de estados e municípios no Brasil.

Além do secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, estavam presentes representando o setor público, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões; o prefeito de Taubaté (SP), Sérgio Luiz Victor Júnior; os vice-prefeitos de São Paulo (SP), Ricardo Augusto Nascimento Mello Araújo, de Recife (PE), Victor Marques Alves, e de Jundiaí (SP), Ricardo Benassi; do secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Arthur Luis Pinho de Lima; do secretário de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, Caio Mario Paes de Andrade; do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, André Luís Ferrer Teixeira Filho; do secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro (RJ), Brenno Carnevale Nessimian; da secretária do Tesouro do Município de Salvador (BA), Giovanna Guiotti Testa Victer; do secretário-adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, Rodolpho Zahluth Bastos; e da procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra. Também participaram o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Antonio Grass Peixoto, bem como os deputados federais Pedro Paulo Teixeira (RJ) e José Mendonça Bezerra Filho (PE).

Para isso, o curso promoveu uma imersão de cinco dias em experiências londrinas, combinando aulas teóricas, visitas técnicas e trocas de experiências com mais de 20 especialistas internacionais. Ao todo, foram cerca de 28 horas de conteúdo programático em que os participantes puderam explorar soluções concretas para desafios públicos, aprofundar o uso estratégico de dados e tecnologias emergentes e refletir sobre caminhos para uma gestão mais inovadora, colaborativa e centrada no cidadão.

Ao final da imersão, a presidente da Comunitas, Regina Esteves, destacou a importância da formação técnica e da articulação entre lideranças como pilares do programa. Para ela, além do conteúdo sobre transformação digital, o grande diferencial está na criação de uma rede colaborativa, comprometida com o futuro da gestão pública no Brasil. “Mais do que aprofundar conhecimentos sobre inovação e uso estratégico de tecnologias como IA e governança de dados, construímos aqui uma rede de confiança entre líderes públicos e privados, alinhados pelo compromisso de aplicar esses recursos de forma responsável e eficiente para melhorar os serviços à população. Essa força colaborativa será multiplicada nas ações da Comunitas e nos territórios que cada participante representa”, afirmou.

Compartilhar: