Nesta quarta-feira (23), o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, apresentará o Relatório Local Voluntário (RLV) e os avanços nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado do Piauí, durante o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (HLPF), em Nova Iorque. Com o título “O Piauí e sua Trajetória de Transformação”, o documento revela como o estado nordestino tem protagonizado uma verdadeira virada histórica, combinando planejamento estratégico, políticas públicas integradas e inovação para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
O Piauí é um dos poucos estados brasileiros a elaborar um relatório desse tipo em nível estadual, demonstrando seu compromisso com a Agenda 2030 Global e com a consolidação do Plano Piauí 2030, que orienta a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Na apresentação, serão destacados resultados expressivos em áreas como a educação, com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Nordeste e a expansão do ensino médio integral e técnico.

Na área de energias renováveis, o estado se destaca como protagonista nacional na transição energética, com impressionantes 99,75% da matriz elétrica proveniente de fontes renováveis.

Também serão abordadas conquistas na redução da mortalidade materna e na segurança alimentar, com queda na desnutrição infantil, além do maior crescimento da renda per capita do Brasil entre 2012 e 2023, evidenciando a transformação econômica e social do estado.
“A apresentação na ONU marca o reconhecimento nacional e internacional dessa trajetória do Governo do Estado, que planeja com base em evidências e busca trazer benefícios diretos para a população piauiense, por meio de políticas públicas mais estratégicas, integradas e alinhadas às demandas do desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário Washington Bonfim.

Além do secretário, a superintendente do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), Cíntia Bartz, também integra a comitiva nacional. O convite para participação foi feito pela Comissão Nacional para os ODS.