Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan apresenta Programa Oportunidade Jovem no seminário ‘Meu Primeiro Emprego, Meu Primeiro Negócio’

Compartilhar:

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participou, nesta sexta-feira (8), do seminário “Meu Primeiro Emprego, Meu Primeiro Negócio”, realizado no auditório da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, em Teresina. O evento contou com palestras de profissionais e empreendedores que compartilharam suas trajetórias e foi encerrado com a apresentação do Programa Oportunidade Jovem – Eixo Primeira Oportunidade, iniciativa do Governo do Estado que busca ampliar o acesso de jovens piauienses ao mercado de trabalho formal.

Durante o encontro, a comissão do programa, composta pela Seplan, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv), apresentou os principais pontos do Edital de Cadastramento, que prevê apoio financeiro a empresas que contratarem jovens de 18 a 29 anos sem experiência formal.

Pelo programa, o Estado repassa 50% do salário mínimo durante os seis primeiros meses de contrato, para cada novo posto de trabalho criado pela empresa beneficiada. O benefício será concedido por, no máximo, seis meses e está condicionado à comprovação da formalização do vínculo empregatício, conforme as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para 2025, estão previstos até R$ 2 milhões no orçamento destinados a essa política pública.

Segundo Karoline Fernandes, coordenadora da Comissão de Implantação e Monitoramento do Programa Oportunidade Jovem – Incentivo ao Primeiro Emprego, a iniciativa é uma chance para quem busca ingressar no mercado de trabalho, oferecendo vagas em diversos setores por meio de empresas parceiras.

“No seminário, apresentamos o edital do Primeira Oportunidade, que oferece vagas de emprego para jovens que nunca tiveram vínculo formal. Além disso, explicamos como participar, o número de vagas e as funções disponíveis, oferecendo também assistência no cadastro na plataforma Piauí Oportunidades”, destacou.

O cadastro deve ser realizado por meio do site: piaui.oportunidades.pi.gov.br, que conecta jovens às empresas cadastradas. Após a palestra, a equipe também prestou apoio aos interessados para efetuar o registro.

O programa integra uma estratégia mais ampla do Governo do Piauí para fomentar a geração de emprego e renda, promovendo inclusão social e maior autonomia para a juventude.

Compartilhar: