A Secretaria do Planejamento (Seplan) participou, nesta terça-feira (03), da 9ª edição da Conversa de Estado, promovida pela Escola de Governo, apresentando dois projetos reconhecidos no Prêmio Replica Piauí – Excelência em Boas Práticas na Gestão Pública 2025. O encontro reuniu gestores, servidores e equipes técnicas para compartilhar experiências e fortalecer a cultura de inovação na administração pública.
A Seplan se destacou ao alcançar o 2º lugar com o projeto Diálogos pelo Piauí e o 3º lugar com a plataforma DadosPI. As iniciativas, desenvolvidas de forma colaborativa pelas equipes da secretaria, foram apresentadas ao público durante o evento.

Foto: Gabriel Mesquita/ Ascom Seplan
Em sua exposição, Eliseu Júnior, gerente de Elaboração do Plano Plurianual, detalhou como o Diálogos pelo Piauí estruturou um amplo processo de escuta social, percorrendo os 12 territórios do Estado e reunindo milhares de participantes.
“Foi um momento valioso para mostrar como a metodologia foi planejada, desde as oficinas até a plenária final, além do sistema digital que garantiu a integração das etapas. Apresentamos resultados expressivos: mais de 7 mil inscritos, mais de mil propostas cadastradas e oficinas realizadas em todos os territórios. Também reforçamos o potencial de aplicação da ferramenta por outras secretarias e municípios”, destacou.

Foto: Gabriel Mesquita/ Ascom Seplan
O DadosPI, terceiro colocado no prêmio, é uma plataforma criada para integrar informações estratégicas de diversas áreas governamentais, apoiando órgãos estaduais na formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas baseadas em evidências.
Durante sua fala, Raul Bonfim, diretor de Monitoramento de Políticas Públicas, enfatizou o papel da Conversa de Estado como espaço de integração entre diferentes instituições.
“Esse encontro é fundamental para o Governo do Piauí, pois aproxima diversas secretarias, permitindo a troca de experiências e a disseminação de práticas bem-sucedidas. A Seplan foi reconhecida com duas premiações. O DadosPI reúne um conjunto robusto de informações ambientais, de saúde, juventude e outras áreas que fortalece o planejamento e o desenho de políticas públicas. Isso reforça nosso compromisso com decisões baseadas em evidências”, afirmou.

Foto: Gabriel Mesquita/ Ascom Seplan
O diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, ressaltou que esta edição buscou promover um ambiente de inovação e valorizar iniciativas que têm contribuído para modernizar a gestão estadual. “O encontro reforça nosso compromisso em incentivar boas práticas no serviço público, destacando experiências bem-sucedidas que podem inspirar outras secretarias”, disse.
As discussões ao longo do evento evidenciaram o avanço de ferramentas que vêm qualificando a atuação do poder público. As experiências compartilhadas demonstram o impacto das iniciativas e o potencial de ampliação e replicação dos projetos.
Publicado por: Gabriel Mesquita