Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan avança com plano de melhorias no Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas

Compartilhar:

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), está implementando uma série de aprimoramentos no Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas (SIMO). O objetivo é otimizar o acompanhamento de obras e projetos do governo estadual, proporcionando maior eficiência e transparência na gestão pública.

Em 2023, importantes passos foram dados nesse sentido. A integração entre o SIMO e o SIAFE (Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado) possibilitou a automatização da entrada de informações contratuais e financeiras, agilizando o processo de acompanhamento das ações. Além disso, a criação do Indicador de Desempenho de Eficiência Governamental (IDEG), baseado no banco de dados do SIMO, permitiu uma avaliação mais precisa da performance do governo.

Para dar continuidade ao plano, estão em andamento quatro ordens de serviço. A primeira delas, que consistia entre outros itens, salvar os filtros dos relatórios dinâmicos, inclusão dos filtros do número automático do SIAFE, padronização de unidades de medida e TAGs de identificação de ações, já se encontram em pleno funcionamento dentro da plataforma. Essa primeira etapa de melhorias já foi apresentada aos órgãos da administração pública e contou com a participação de 106 servidores. As demais etapas incluem o desenvolvimento de novas funcionalidades, inserção de documentos dentro da própria plataforma, automação de status, dentre várias outras.

A expectativa é que todas as etapas do plano de melhorias sejam implementadas até o final de 2024. Com isso, o SIMO se tornará uma ferramenta ainda mais eficiente para o acompanhamento das ações estratégicas do governo, permitindo a identificação de gargalos, a otimização de recursos e a tomada de decisões mais assertivas.

Compartilhar: