As inscrições continuam abertas e a Capacitação aborda uso de dados e inteligência artificial para melhorar a formulação de políticas no Piauí pelos orgáos do estado
A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) e a Escola de Governo, iniciaram nesta terça-feira (23), no auditório da Escola Fazendária, o curso “Políticas Públicas Baseadas em Evidências: dados, inteligência artificial e tomada de decisão”. A formação tem como objetivo capacitar servidores estaduais para a elaboração de políticas públicas mais eficazes, fundamentadas em dados concretos e ferramentas de inteligência artificial e vai até o dia 22 de outubro.

A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado de incentivar, qualificar e monitorar as secretarias na formulação de políticas voltadas à sociedade, promovendo um ciclo contínuo de investimentos públicos e melhorias na qualidade de vida dos piauienses.
O curso, estruturado em cinco módulos, reúne servidores de diversos órgãos estaduais, como a Secretaria de Educação (SEDUC), PiauíPrev, Secretaria de Saúde (Sesapi), Instituto de Terras (Interpi), Secretaria de Cultura (Secult), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Investe Piauí, Agência de Fomento (Badespi), Agência de Regulação (Agrespi), Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), Polícia Civil, entre outros.

“Participar do curso foi uma experiência transformadora, que ampliou minha compreensão sobre a importância do uso de dados e evidências na formulação de políticas públicas. Esse aprendizado fortalece a cultura de planejamento orientado por informações concretas e contribui para que a Secretaria de Educação do Piauí desenvolva estratégias mais assertivas, transparentes e eficazes, promovendo maior integração entre as equipes e resultados mais inclusivos e sustentáveis para a educação do estado”, destacou Maria José Mendes Neta, assessora da Superintendência de Gestão da Educação Básica e Ensino Superior da Seduc.
Nesta primeira etapa, as aulas são ministradas pelo diretor de Monitoramento da Seplan, Raul Bonfim, doutor em Ciência Política pela Unicamp. Segundo ele, compreender a importância da capacitação é essencial para que os gestores consigam mapear problemas reais e propor soluções eficazes.

“Essa metodologia não serve apenas para a formulação de políticas públicas, mas para toda a gestão no setor público. A trilha de aprendizagem será organizada em cinco módulos e, neste primeiro, vamos focar na matriz de construção de uma política pública, que começa pela identificação clara de um problema”, explicou.
O primeiro módulo, com duração de dois dias, combina atividades teóricas e práticas, aprofundando o estudo de políticas públicas a partir de evidências. Para Raul, o uso de dados é essencial para garantir que as decisões estejam alinhadas à realidade da população e tragam resultados concretos.
A formação está organizada nos seguintes módulos:
- Políticas públicas baseadas em evidências
- Elaboração de políticas públicas
- Uso de indicadores no monitoramento de políticas públicas
- Análise de dados para políticas públicas
- Comunicação de resultados
Os interessados em participar do próximos modelos poderão se inscrever, gratuitamente, pelo site https://escoladegoverno.pi.gov.br/
