Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

SEPLAN e PNUD realizam capacitação sobre desenvolvimento sustentável no Piauí

Compartilhar:

A Secretaria de Estado do Planejamento promoveu nos dias 12 e 13 de agosto, uma capacitação voltada para a Sistematização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Gestão Orçamentária do Estado. A formação, ministrada pelo consultor Marcelo Gonçalves, é parte das ações de cooperação entre o Governo do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), fortalecendo a integração da Agenda 2030 às ferramentas de planejamento e monitoramento orçamentário.

O treinamento reuniu servidores da Seplan e das setoriais do Estado do Piauí, com foco em conteúdos como metodologias para alinhar o Plano Plurianual (PPA) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), técnicas de monitoramento e avaliação, além de estratégias para registrar e acompanhar os avanços das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Segundo Aline Bacelar, coordenadora do Escritório de Projetos do PNUD no Piauí, o Piauí já possui seu Plano Plurianual alinhado à Agenda 2030 e aos ODS:

“Essa metodologia de monitoramento única é essencial para que os servidores possam acompanhar e registrar os avanços das ações do Estado de forma padronizada. Esta formação apresenta aos participantes a metodologia desenvolvida pelo PNUD, que conecta as metas e objetivos do PPA com a Agenda 2030, oferecendo ainda orientações sobre o acompanhamento e avaliação desses resultados”, comentou.

Para Davi Leal, gerente de Desenvolvimento Territorial Sustentável, destacou que a capacitação marca a conclusão de um ciclo de cooperação técnica com o PNUD. “Este momento representa o fechamento de um projeto construído ao longo de anos de parceria. O trabalho do consultor Marcelo Gonçalves finaliza seu processo de consultoria ao estado do Piauí, alinhando os ODS à gestão orçamentária do Estado. Esse alinhamento entre metas e objetivos globais com as ações e projetos do PPA coloca o Piauí em posição de destaque entre os estados brasileiros, na busca de executar as metas de desenvolvimento sustentável”.

A ação reforça o protagonismo do Piauí na execução de práticas de gestão alinhadas aos compromissos internacionais de desenvolvimento sustentável.

Compartilhar: