O Governo do Piauí, por meio das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Fazenda (Sefaz), realiza, entre os dias 19 e 23 de maio, uma rodada de capacitações voltadas ao uso do sistema SMI WEB/SIGMA. A ferramenta é utilizada para o monitoramento, gestão e avaliação de projetos financiados por bancos e organismos internacionais. Os treinamentos acontecem no Hub da Investe Piauí.
A capacitação é voltada, principalmente, para os servidores que atuam diretamente na coordenação das operações de crédito internacional, voltadas ao desenvolvimento de iniciativas estratégicas no estado.

Segundo Célio Pitanga, diretor da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) da Seplan, os projetos financiados por instituições internacionais contam com equipes específicas de gestão, e a capacitação contínua desses profissionais é essencial para a eficiência e o fortalecimento dos investimentos realizados em diversas áreas.
“Estamos iniciando nesta semana a primeira etapa de capacitações com as equipes executoras desses projetos. Em um segundo momento, também capacitaremos as equipes coautoras, garantindo uma atuação mais integrada e eficiente”, destacou.
Investimentos estratégicos para o desenvolvimento do estado
Os projetos financiados por meio de parcerias com bancos e organismos internacionais contemplam diversas áreas prioritárias para o desenvolvimento sustentável do Piauí. Entre os temas abordados estão: Desenvolvimento Humano, Proteção Social, Segurança Hídrica, Geração de Empregos, Regularização Fundiária e Segurança Alimentar.
A Secretaria do Planejamento atua de forma integrada com outras secretarias estaduais na análise e elaboração de propostas que atendam às necessidades da população, promovendo o desenvolvimento regional de maneira equilibrada e eficaz.