
A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio do Programa Retribuir e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), realizou nesta quarta-feira (27) um encontro em alusão ao Novembro Azul, com atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos servidores.
O evento contou com uma roda de conversa conduzida pelo Coordenador de Promoção da Equidade em Saúde, Filipe Silva, e pelo técnico da Coordenação de Políticas de Promoção da Equidade, Nelson Muniz. Foram abordados temas como o impacto da masculinidade na saúde, prevenção ao câncer de próstata, paternidade, cuidados preventivos, além de questões relacionadas à identidade de gênero, racismo, falas transfóbicas e vulnerabilidades que afetam a saúde dos homens em situações de violência.
“O Novembro Azul é mais do que falar sobre o câncer de próstata. É uma oportunidade para refletir sobre como os homens cuidam de sua saúde e enfrentam desafios sociais que afetam seu bem-estar”, destacou Filipe Silva.
Nelson Muniz complementou, “Discutir saúde do homem vai além do indivíduo. Trata-se de entender como desigualdades sociais e questões de gênero influenciam o acesso e a qualidade do cuidado.”
Além da roda de conversa, os servidores participaram do Circuito Saúde, com serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e atividades de relaxamento. As ações contaram com a parceria do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), reforçando o cuidado preventivo e integral.
