Cursos visam capacitar servidores estaduais para análise de dados e tomada de decisões em investimentos territoriais
A Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa), iniciou, na tarde desta terça-feira (1º de julho), na Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESAPI/OAB-PI, a terceira turma do curso de Pós-Graduação em Governança Inteligente para o Desenvolvimento Regional e Local. A formação integra o processo de modernização dos serviços públicos estaduais, com foco na adoção de inteligência estratégica voltada ao desenvolvimento dos 12 territórios do Piauí, respeitando as potencialidades de cada região.

Destinado exclusivamente a servidores de todas as secretarias estaduais, o curso tem início com as disciplinas Avaliação de Políticas Públicas e Novos Desafios da Governação Autárquica, ministradas pelos professores Ricardo Ramos, Joaquim Caeiro e Paulo Simões, docentes do ISCSP/ULisboa. Participam servidores de diversas áreas, como Educação, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Planejamento, entre outras.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância da parceria com a instituição portuguesa, ressaltando o momento de transição e modernização que o Estado atravessa, especialmente no uso da análise de dados como base para decisões estratégicas de investimentos.

“Precisamos transformar os dados e as potencialidades do estado em conhecimento aplicado, por meio de sistemas inteligentes, que possibilitem concretizar a visão de desenvolvimento defendida pelo governador Rafael Fonteles”, afirmou Bonfim.
Na ocasião, o secretário também anunciou a recente reestruturação do antigo Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO), que agora passa a se chamar Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET). O órgão, vinculado à Seplan, será responsável por aprofundar as análises e pesquisas estratégicas que orientarão políticas públicas territoriais.
O curso oferece formação técnica de alto nível, com foco em metodologias aplicadas à compreensão das dinâmicas econômicas e sociais regionais. Essa qualificação fortalece a capacidade do Estado em planejar e executar políticas públicas com base em dados e evidências, promovendo o desenvolvimento equilibrado dos territórios piauienses.

Com consultoria especializada do ISCSP/ULisboa e apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), a formação representa um passo significativo na profissionalização do funcionalismo público, contribuindo para o aprimoramento das estruturas de governança local.
Durante a aula inaugural, o professor Ricardo Ramos Pinto, presidente e professor catedrático do ISCSP, reforçou o caráter personalizado da capacitação. “Esses cursos foram desenhados especificamente para esta parceria, com base nas competências e necessidades identificadas entre os servidores públicos do Piauí. O objetivo é oferecer ferramentas concretas para embasar a tomada de decisões estratégicas do Estado”, afirmou.
