Questionário aplicado a servidores revela dados sobre o perfil técnico e clima organizacional, visando aprimorar o planejamento estratégico.
Com o objetivo de aprimorar seus processos internos e fortalecer o planejamento estratégico, a Secretaria de Planejamento (Seplan) aplicou, no mês de maio, um questionário a seus servidores. A iniciativa permitiu mapear as atividades desempenhadas pelos diversos setores da instituição e identificar as potencialidades individuais dos profissionais que compõem a equipe.
A Seplan é responsável pelo gerenciamento e planejamento dos recursos e investimentos do Estado, desempenhando papel essencial no desenvolvimento do Piauí, o 18º estado mais populoso do país, com cerca de 3,28 milhões de habitantes. A secretaria conta com mais de 250 colaboradores, que atuam diariamente na elaboração de estudos, projetos e no direcionamento de políticas públicas em diversas áreas.
Entre os servidores, aproximadamente 70% possuem formação superior, sendo que mais da metade desse grupo possui títulos de mestrado ou doutorado em suas respectivas áreas de atuação. Dentre as principais atividades desenvolvidas estão a gestão de processos, análise de dados, planejamento estratégico, elaboração de relatórios, entre outras.

Os dados coletados por meio dos questionários foram sistematizados e apresentados pela Superintendência de Gestão ao secretário Washington Bonfim. Além de fornecer uma visão detalhada do perfil técnico dos servidores, a ação também permitiu colher percepções sobre o clima organizacional e identificar oportunidades de melhoria na gestão interna.
“Temos o dever de olhar para dentro da nossa própria estrutura e repensar nossos processos e equipes, para que possamos contribuir de forma mais eficaz com o desenvolvimento do estado. A Seplan é uma secretaria estratégica, com atuação transversal em diversas áreas do governo. A recente incorporação dos aprovados no concurso para Analista Governamental reforça ainda mais nossa capacidade técnica. Vamos utilizar essas informações como base para decisões que aprimorem continuamente nossos processos de trabalho”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.