Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa de capacitação para fortalecer políticas públicas na primeira infância

Compartilhar:

O evento busca fortalecer a atuação do Estado em ações que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida

O secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, e a superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE), Adrianne Arruda, participaram do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, que busca fortalecer a atuação do Estado em ações que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida. Realizado pelo Governo do Piauí, através do Pacto pelas Crianças, a iniciativa contou ainda com outros gestores estaduais, membros do Poder Legislativo, Judiciário, sociedade civil organizada e jornalistas.

O curso aborda temáticas como desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, a importância do cuidado integral nos primeiros anos de vida e as melhores práticas para a implementação de políticas públicas eficazes.

“A participação da Seplan é importante porque desde o ano passado, a pedido da nossa primeira dama, que está a frente do Pacto, criamos as funções de primeira infância dentro do orçamento. Então, o estado do Piauí hoje tem um orçamento dedicado à primeira infância, e é uma oportunidade de aperfeiçoar essa sistemática institucional”, afirmou Washington Bonfim, secretário de Planejamento. “Para o ano que vem, com os novos mandatos dos prefeitos municipais, vamos poder avançar ainda mais nesse processo de construir políticas públicas de primeira infância para termos cada vez mais crescimento econômico e bem-estar para as famílias”, concluiu.

Já a superintendente Adrianne Arruda enfatizou a importância da garantia orçamentária para a efetivação das políticas públicas. “É fundamental que o planejamento seja traduzido em ações concretas e que os recursos necessários sejam alocados para a sua implementação. No Piauí, já avançamos significativamente nesse sentido, com a inclusão de ações para a primeira infância nas nossas peças orçamentárias”, disse a gestora.

Compartilhar: