A discussão contou com a participação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participou hoje, 12, de audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí que discutiu o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Governo do Estado do Piauí para o exercício financeiro de 2025. A discussão contou com a participação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Segundo o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, o maior destaque é para os investimentos, que totalizam R$ 3,3 bilhões nas principais áreas da administração. Além disso, as operações de crédito passaram a representar 52% desses investimentos entre os anos de 2019 e 2023, e a prioridade da gestão orçamentária tem sido viabilizar esses recursos: “Para que sejam feitos esses investimentos tão importantes, é fundamental manter as finanças em equilíbrio,”, explicou o secretário.
Washington Bonfim destacou ainda a importância de discussão do LOA: “estamos colocando o LOA em transparência para a sociedade, permitindo que todos conheçam e entendam a distribuição de receitas, investimentos e gastos”.
O presidente da Comissão, deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), destacou que participaram da audiência também sindicatos e entidades da sociedade civil organizada, para que possam colaborar na definição do orçamento.
LOA 2025 tem ampliação do Orçamento Participativo e tarifa zero para o Metrô
A receita líquida estimada na LOA para o próximo ano é de R$ 23,1 bilhões, após as deduções do Fundeb e das transferências constitucionais aos municípios. Os deputados estaduais têm até o dia 9 de dezembro para apresentar emendas parlamentares impositivas e a votação do relatório final está prevista para o dia 16 de dezembro.
Esse ciclo orçamentário inclui a ampliação do Orçamento Participativo (OPA) no âmbito estadual. A LOA apresentada prevê a destinação de parte do orçamento do Estado para projetos elencados pela própria população, iniciando com valores para as cidades de Teresina e Parnaíba.
Outro destaque para 2025, é a proposta de tarifa zero para o Metrô de Teresina, o que será viabilizado por meio de novos investimentos em melhoria da infraestrutura ferroviária, incluindo reformas nos terminais de passageiros e a aquisição de veículos leves sobre trilhos (VLTs) mais modernos.