A equipe participou do II Fórum Anual do Programa Progestão foi realizado em Recife entre os dias 12 e 14 de fevereiro
A Secretaria de Planejamento (Seplan) marcou presença no II Fórum Anual do Programa Progestão, realizado em Recife entre os dias 12 e 14 de fevereiro. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre os estados participantes, com foco no aprimoramento da gestão pública. A superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, Gabriela Celso, está representando o órgão no encontro, que reúne especialistas e gestores públicos de diversas regiões do Brasil.
O Programa Progestão, desenvolvido pelo Banco Mundial, visa fortalecer a gestão pública estadual por meio da melhoria da eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados à população. No Piauí, diversas iniciativas têm sido implementadas, destacando-se a metodologia de Gestão de Investimento Público (GIP), que será oficialmente institucionalizada pelo Governo do Estado em 2025.
A superintendente Gabriela Celso compartilhou que muitos dos assuntos expostos serão fundamentais para aprimorar a gestão pública.”A inteligência artificial e a automação nos permitem modernizar processos administrativos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Além disso, a tomada de decisão baseada em dados fortalece a transparência e a eficiência das nossas ações. Com um maior controle sobre os projetos públicos, garantimos um monitoramento mais preciso e uma execução mais eficaz, sempre com o compromisso de oferecer melhores serviços à sociedade”, compartilha.
O II Fórum Anual do Programa Progestão é uma plataforma para o debate sobre inovações e desafios na gestão pública. Entre os temas discutidos estão “Inteligência Artificial como alavanca para a eficiência na Gestão Pública” e “Tendências e Estratégias para Gestão de Investimento Público”. O evento também visa aprimorar as capacidades técnicas das equipes envolvidas, com o objetivo de fortalecer a implementação do programa em todo o país.
