A Secretaria do Planejamento (Seplan) está participando, entre os dias 4 e 6 de dezembro, do 91º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), em Brasília. O evento, que reúne especialistas nacionais e internacionais, tem como objetivo discutir e aprimorar a gestão pública em todo o país.

No primeiro dia de atividades, a Escola de Governo do Distrito Federal sediou as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho. A Seplan integra o GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, que é coordenado pela Superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual (Supoe), Adrianne Arruda. Durante a reunião, os membros discutiram os resultados das atividades anteriores e planejaram ações para os próximos meses, trocando experiências e boas práticas com outros estados.
O segundo dia do Fórum foi marcado pela solenidade de abertura, que contou com a participação do secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, ao lado de outros secretários estaduais do Brasil. O evento reuniu especialistas do Poder Executivo de diversas regiões brasileiras para discutir o futuro do país e a melhoria da gestão pública. Além das reuniões dos grupos técnicos, o evento contou com painéis conduzidos por membros do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), abordando temas como sustentabilidade fiscal, orçamento sensível ao gênero, estratégias para 2050, e a importância do governo digital.
Para o secretário Washigton Bonfim, a participação da Seplan representa uma oportunidade ímpar para o Estado. “A troca de conhecimento sobre temas essenciais sobre políticas públicas e o orçamento público fortalece a nossa capacidade de gerir os recursos de forma mais eficiente. A integração das regiões brasileiras é importante para que possamos oferecer cada vez mais uma gestão que beneficie o piauiense”, destacou o gestor.
“Foram três dias de Fórum, e o primeiro dia foi de excelentes discussões nos Grupos Técnicos a nível de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, do qual sou coordenadora nacional; Gestão de Investimentos Públicos; Monitoramento & Avaliação; e Planejamento a Longo Prazo. É muita responsabilidade, mas é muito gratificante representar o Piauí à nível nacional”, afirmou Adrianne Arruda, superintendente de Planejamento e Orçamento do Piauí.

O último dia do Fórum foi marcado pela discussão sobre Transversalidade e Profisco, com consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) especializados em temas fiscais, além do painel Transformando Desafios Climáticos em Oportunidades: Abordagens para o Financiamento de Riscos e Desastres no Brasil. Também foram apresentados os resultados obtidos nos Grupos de Trabalho.
Durante o evento, foi anunciado o lançamento do primeiro congresso do Conseplan, que será realizado em março de 2025.