A Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN), por meio da equipe da Unidade de Coordenação do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), participou do Dia das Operações 2025, evento anual promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Brasília, o encontro reuniu representantes de diversos projetos financiados pela instituição em todo o país.

Com o tema “Gestão para Resultados – Ferramentas para Transformar Projetos em Impacto”, a iniciativa teve como objetivo fomentar o intercâmbio de experiências entre as equipes executoras, promover reflexões sobre os principais desafios enfrentados na implementação dos projetos e identificar soluções transversais e inovadoras.
Ao longo dos três dias de programação, foram discutidos temas estratégicos, como: Sustentabilidade nos processos de aquisições; Importância do planejamento financeiro e aspectos de comunicação, transparência e engajamento das partes interessadas; Conceitos voltados à efetividade na execução de projetos, como teoria da mudança, lógica vertical, rota crítica e gestão de riscos; Mecanismos de queixas e reclamações e sua relevância na execução de projetos; e Sistema de Gestão Ambiental e Social, aliado às boas práticas em aquisições e à centralidade na execução de ações apoiadas pelo BID.
Segundo Célio de Sousa, diretor de Operações Externas da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (SUTEF) e um dos representantes da SEPLAN no evento, a troca de experiências contribuiu para o aprimoramento da gestão no estado. “Nessa troca de experiências, a gente acaba compreendendo melhor a dinâmica de como os projetos são geridos em outras unidades da federação. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer a solução para um problema que também enfrentamos aqui no estado, mas também levamos nossa experiência para apresentar aos outros estados o que estamos fazendo aqui e que pode contribuir no trabalho deles”, explicou
A participação da SEPLAN no evento reforça o compromisso do Governo do Piauí com a melhoria contínua da gestão pública e com a busca por resultados concretos e sustentáveis que beneficiem diretamente a população.