Como um gesto simples que se multiplica em cuidado, o compromisso com o próximo ganhou espaço nesta sexta-feira (26). A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio do programa Retribuir, realizou o 4º Passeio da Solidariedade, ação que tem como foco estimular a doação de sangue e fortalecer a cultura de cuidado e apoio entre os servidores. A atividade reuniu colaboradores de diversos setores da secretaria, que abraçaram a causa e reforçaram a importância do voluntariado.
O 4º Passeio da Solidariedade faz parte do eixo Integrar do Programa Retribuir, que visa melhorar a política de gestão de pessoas e a qualidade de vida dos servidores. Nesta edição, o Hemopi disponibilizou um transporte para os voluntários, facilitando o deslocamento até o ponto de coleta e tornando a experiência mais acessível.

A campanha, que ocorre a cada semestre, também conscientiza sobre a importância da colaboração, já que cada doação pode salvar até três vidas. O ato de doar ainda garante ao servidor um dia de folga para cuidar do bem-estar após a coleta e incentiva um ciclo de solidariedade dentro do órgão.

Para Maria Cláudia, gerente de Políticas para Pessoas da Seplan, a ação fortalece o compromisso do órgão com causas sociais. “A iniciativa é realizada em parceria com o Hemopi, parceria essa que já vem de outras datas, com o objetivo de incentivar a doação de sangue e contribuir para esse ato tão importante de ajudar o próximo. Sabemos da dificuldade em mobilizar doadores e em manter os bancos de sangue abastecidos, por isso a Seplan reafirma seu compromisso com essa causa tão importante e tão nobre”, destacou.
Com esta ação, a Seplan contribui na promoção da saúde e no engajamento dos servidores em iniciativas que impactam a sociedade de forma positiva.